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Disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Música da Unespar

Disciplinas - 1º semestre de 2024   

 Início das Aulas: 04/03/2024

Para ver os planos de ensino das disciplinas: clique no nome da disciplina

Para ver os planos de ensino das disciplinas ofertadas em semestre anteriores: clique aqui

Para o quadro geral das disciplinas, ver abaixo da tabela.

Disciplina

Dia e Horário

Local

Docente

Prática de Performance

(45 hs - 3 créditos)

Segundas-feiras

9:00 - 12:00 h 

Campus Curitiba I - EMBAP

(sede Barão)

Sala 207

Profª. Margareth Milani

Tópicos Especiais em História da Música

(45hs - 3 créditos)

Terças-feiras

14:00 às 17:00 h 

Campus Curitiba I - EMBAP

(sede Tiradentes)

Sala 208

Prof. Fábio Poletto

Seminários de Pesquisa

(45 hs - 3 créditos)

Quartas-feiras

14:00 - 17:00 h

Campus Curitiba I - EMBAP

(sede Tiradentes)

sala 208

Prof. Marcelo Garson

Estudos em Música do Cinema Brasileiro

(15 hs - 1 crédito)

Quintas-feiras

9:00 - 12:00 h

Remoto

Prof. Joêzer Mendonça

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

(45 hs - 3 créditos)

Quintas-feiras

14:00 às 17:00 h

Campus Curitiba I - EMBAP

(sede Tiradentes)

Sala 208

Prof. Allan Oliveira

Tópicos Especiais em Criação Musical

(45 hs - 3 créditos)

Quintas-feiras

19:30 às 22:30

Campus Curitiba II - FAP

Bloco I - sala 3

Prof. Álvaro Borges


QUADRO GERAL DE DISCIPLINAS


Disciplinas Obrigatórias


Seminários de Pesquisa em Música (45h, 3 créditos)

Ementa: Seminários de acompanhamento e reflexão sobre os projetos de pesquisa propostos pelos discentes do Programa. Análise crítica e coletiva dos caminhos metodológicos, fundamentação teórica e revisão de literatura que envolve cada objeto de pesquisa.

Metodologia de Pesquisa em Música (45h, 3 créditos)

Ementa: Estudo da produção do conhecimento em música. Estudo das/os principais a) abordagens quantitativa, qualitativa e mista; b) métodos, técnicas e ferramentas nas diferentes subáreas da pesquisa em música. Abordagens tradicionais, colaborativas e participativas; fontes e difusão da pesquisa em música. Tendências atuais dos caminhos teórico-metodológicos da pesquisa em música.

Estudos Orientados I-II-III-IV (45h, 3 créditos)

Ementa: Orientações individuais aos projetos de pesquisa dos discentes, de natureza artística e/ou teórica, que promovam a produção do conhecimento a partir da especificidade de cada projeto em consonância com a Linha de Pesquisa do professor orientador.

Estágio Docente  (45h, 3 créditos – obrigatória somente para bolsistas)

Ementa: Discussão e desenvolvimento de conteúdos específicos e de aspectos da pedagogia no ensino superior. Realização de atividades de ensino pelos estudantes do programa com alunos da graduação em disciplinas específicas com supervisão do professor orientador, possibilitando aquisição de experiência didática pelo orientando. 


Disciplinas Optativas


Tópicos Especiais em Arte e Política no Brasil (45h, 3 créditos)

Ementa: Estudo das articulações entre arte e política no Brasil, com ênfase na produção musical.

Tópicos Especiais em Criação Musical (45h, 3 créditos)

Ementa: Estudo de tópicos em criação musical, com destaque para os itens: estéticas, técnicas e poéticas dos séculos XX e XXI; programação em ambientes de síntese e controle; composição assistida por computador; notação musical avançada; análise e resíntese.

Tópicos Especiais em Performance Musical (45h, 3 créditos)

Ementa: Estudo do preparo e realização da performance, com ênfase nas etapas, particularidades e problemas típicos desta atividade. Leitura de autores que abordam esta temática e análise de materiais audiovisuais que permitam estabelecer reflexões críticas sobre os diversos elementos que compõem o fazer musical.

Tópicos Especiais em Percepção Musical (45h, 3 créditos)

Ementa: Estudos dos processos de percepção musical sob a ótica das habilidades musicais, compreensão da música e contexto de aprendizagem. Realização de leituras, discussões e atividades na interface entre cognição musical, educação musical e psicologia.

Tópicos Especiais em Música Popular (45h, 3 créditos)

Ementa: Estudo conceitual, histórico e sociológico da música popular urbana nos seus contextos de produção, circulação e apropriação. Exame de temáticas relevantes para a compreensão da Música Popular enquanto fenômeno indissociável da cultura contemporânea.

Tópicos Especiais em História da Música (45h, 3 créditos)

Ementa: Abordagem histórica de questões relativas à constituição de um campo de debates sobre modernização das linguagens, modos de produção e espaços de circulação de obras musicais, carreiras e atuação profissional, e à constituição de projetos de identidade nacional. Estudo de recortes temáticos específicos da história da música, com destaque para a emergência da cultura modernista nas Américas, suas relações com movimentos europeus e seus desdobramentos em diversos campos de expressão musical.

Tópicos Especiais em Etnomusicologia (45h, 3 créditos)

Ementa: Estudo das contribuições teórico-metodológicas do campo etnomusicológico sobre as relações entre (a) diferentes configurações musicais, sociabilidades e ação social; (b) práticas musicais, processos socioculturais, poder, política, instituições e movimentos sociais; (c) práticas musicais, seus processos de produção, transmissão e aquisição; (d) etnografias, memória, colaborações, participações e diálogos entre saberes.

Tópicos Especiais em Análise Musical (45h, 3 créditos)

Ementa: Apreciação de técnicas analíticas e composicionais enquanto suporte para a interpretação e criação musicais. Estudo de conceitos e parâmetros estruturais em obras de diferentes períodos do repertório musical.

Tópicos Especiais em História e Literatura do Violão (45 h, 3 créditos)

Ementa: Estudo da história e da literatura do violão com ênfase em obras, instrumentos e performances, levendo em conta movimentos relacionados a cordas dedilhadasde diferentes períodos históricos e seus impactos no violão moderno.

Fundamentos teóricos em Música, Cultura e Sociedade (45h, 3 créditos)

Ementa: Estudo crítico de textos referenciais que forneçam parâmetros para a compreensão e produção de conhecimento sobre as relações entre música, cultura e sociedade. Abordagem da música como prática cultural, pela articulação de referenciais teóricos e metodológicos das ciências sociais e humanas. Práticas de pesquisa e epistemologias.

Fundamentos dos Processos Criativos em Música (45h, 3 créditos)

Ementa: Estudo de textos fundamentais a respeito da criação, performance, leitura, escrita e escuta em música. Investigação e discussão de escritos de compositores, intérpretes e teóricos com a finalidade do desenvolvimento de referenciais para as pesquisas dos alunos.

Prática de Performance (45 h, 3 créditos)

Ementa: Estudo dos processos e das práticas desenvolvidas na performance musical com base em ferramentas de prática deliberada, bem como em aspectos relacionados as facetas históricas e estilísticas presentes nas obras do repertório instrumental e vocal. 


Disciplinas Optativas de Curta Duração


Estudos em Música do Cinema Brasileiro (15 h, 1 crédito)

Ementa: Fundamentação teórico-analítica para estudos sobre a trilha sonora no cinema brasileiro.

Estudos em produção musical evangélica (15h, 1 crédito)

Ementa: Base teórico metodológica e fundamentação histórica para estudos das relações do Evangelicalismo
no Brasil com a produção musical.

Práticas laboratoriais em música e tecnologia (15h, 1 crédito)

Ementa: Estudos avançados em temáticas recentes dentro do campo da tecnologia na música.

Revisão Sistemática, Escopo e Integrativa (30 h, 2 créditos)

Ementa:  Apresentar e instrumentalizar os alunos sobre as etapas para o desenvolvimento das revisões sistemática, integrativa e escopo.