Corpo Docente - Permanente
Prof. Dr. Alisson Alipio
Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de Pesquisa: performance; pedagogia ao violão; técnica instrumental e processos de digitação e dedilhado ao violão.
Doutor em Música (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor do curso superior de instrumento (violão) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Violonista e concertista, atualmente estuda a trajetória e as perspectivas da prática da digitação ao violão e suas interfaces como processo deliberado na pedagogia instrumental e na construção da performance musical, abordando discussões sobre técnica, interpretação e outros parâmetros É um dos coordenadores de dois grupos de pesquisa: Estudos em Performance Musical e Violão: estudos em performance, pedagogia e repertório.
e-mail: alisson.alipio@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. Digitação ao violão e suas interfaces: trajetória e perspectivas na produção acadêmica brasileira
O objetivo desta pesquisa é investigar, no escopo da produção acadêmica brasileira, a trajetória e as perspectivas da prática da digitação ao violão e suas interfaces como processo deliberado na pedagogia instrumental e na construção da performance musical. Para tal, serão reunidos e analisados à luz da triangulação de dados os trabalhos acadêmicos que versam sobre a digitação ao violão propriamente dita e, também, aqueles que a abordam tangencialmente através das suas interfaces: discussões sobre técnica, interpretação e demais parâmetros os quais têm em sua resultante um cenário digitacional. O referencial desta pesquisa se verifica como teórico-metodológico ? por reunir conceitos estabelecidos e processos delineados ? e parte da premissa de Alípio (2014) de que as problemáticas em relação ao objeto digitação residem em nove parâmetros interdependentes: texturais, estilísticos, instrumentais, técnicos, individuais, motores, sonoros, temporais e contextuais. Palavras-chave: Digitação ao violão. Pedagogia instrumental. Performance musical.
Prof. Dr. Allan de Paula Oliveira
Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de pesquisa: Etnomusicologia e Sociologia da Música
Doutor em Antropologia Social (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre formas de agência a partir da música popular, com especial atenção a gêneros musicais massivos. Estuda também a produção de alteridades (étnicas, de classe, espaço) no campo da música popular no Brasil. É membro do grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: allan.oliveira@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento.
1. A produção musical de alteridades negras.
A pesquisa proposta neste projeto pretende investigar formas de construção da negritude através da música, nas suas diferentes manifestações. O pressuposto é que a música constitui um dos principais canais de agência social na construção de identidades e relações de alteridade. Por seu viés etnomusicológico - ou seja, atento às relações de alteridade entre grupos sociais - a pesquisa deverá se ater a percepção de como a música é usada como forma de demarcação das diferenças. Assim, interessa a este pesquisa investigar como a ideia de negritude foi produzida e ?praticada? no campo da música popular, através de diferentes gêneros. No caso do Brasil, a pesquisa trabalha com o pressuposto de que a música popular, no século XX, foi o principal canal de produção e elaboração das identidades negras e das relações de alteridade entre brancos e negros no Brasil. Todavia - e este é uma dos objetivos da pesquisa - essa produção e elaboração operou de forma diferente de acordo com a época e o gênero musical: ela foi uma no samba, outra na MPB, outra no axé music, e assim por diante. Ao mesmo tempo, a música popular ofereceu, para diferentes agentes do pensamento social brasileiro, um campo tanto de construção da ideia de tradição negra como de conexão cosmopolita com outras experiências da negritude (diáspora negra).
Prof. Dr. Alvaro Henrique Borges
Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de Pesquisa: Composição Musical; Música Eletroacústica; Acusmática; Linguagens Sonoras e Abordagens Criativas
Doutor em Música (2014) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Bacharelado em Música Popular (Campus de Curitiba II - UNESPAR-FAP). Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Música Eletroacústica - PGLS-ME/ UNESPAR. Presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME. Compositor e pesquisador atuante no campo da música contemporânea e das abordagens criativas em educação musical. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT) e coordenador-fundador do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica (LiSon-ME/UNESPAR). Atua no campo da composição musical, com ênfase em temáticas de domínio da espacialidade sonora e da interpretação musical eletroacústica.
e-mail: alvaro.borges@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. O Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica da UNESPAR: documentação e memória dos processos de ensino-aprendizagem, criação e difusão da música eletroacústica na contemporaneidade por uma universidade pública
Esta pesquisa propõe a realização de um estudo de documentação e memória do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica da UNESPAR (LiSonME). Considerando sua criação em 2012, por meio de convênio entre UNESPAR e Fundação Araucária, com diversos desdobramentos que afetaram os âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade no campo da Música e Tecnologia compreendendo, dentre outros: - o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, atividades didáticas e projetos artísticos; - a criação do Programa Música Contemporânea, por meio de ações extensionistas alinhadas aos os interesses contemporâneos da comunidade; - a criação da Espacialização em Música Eletroacústica (Lato Sensu), curso de pós-graduação gratuito pioneiro no país; - o suporte técnico ao Programa de Mestrado em Música da UNESPAR com infraestrutura de ponta disponível à pesquisa; - a inserção em atividades de pesquisa e cultura, nacionais e internacionais, internas e externas a Universidade; - a promoção da produção do conhecimento artístico-acadêmico por meio da realização de atividades artísticas e publicações bibliográficas no campo da Música Eletroacústica. O objetivo geral compreende-se na realização de estudo histórico-documental acerca do LiSonME-UNESPAR com levantamento das atividades e ações ali já realizadas, sistematizando as informações levantadas, organizando documentalmente estas as informações para período 2012-2025 possibilitando a divulgação dos resultados.
Projeto de extensão em andamento:
2. Programa Música Contemporânea
O Programa Música Contemporânea, como uma instituição permanente de ações e projetos extensionistas, propõe a sedimentação de estudos reflexivos e práticos das linguagens sonoras e tecnologias musicais aplicados à criação e à difusão musical contemporânea. Apresenta-se como complemento estrutural desta proposta a viabilidade da prática e da reflexão interdisciplinar no campo da Música Contemporânea, Experimental e Eletroacústica com acesso ofertado a toda comunidade congregando palestras, concertos, cursos de curta duração, audições e leituras musicais, dentre outras atividades.
Profª. Drª. Ana Paula Peters
Linha de Pesquisa: Música Cultura e Sociedade
Áreas de Pesquisa: Etnomusicologia e Estudos de Música Popular.
Doutora em História (2013) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora dos cursos de museologia e de música da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Flautista, tem realizado pesquisas sobre a história do choro, história do rádio, história da música no Paraná, com especial atenção a recortes biográficos, produção da memória e construção e preservação de patrimônio e acervos. Tem atuado também na área de educação musical, tendo sido coordenadora, entre 2014 e 2019, do PIBID na UNESPAR. É uma das integrantes do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: anapaula.peters@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. Produção, circulação e transmissão da música popular no Paraná durante o século XX.
O presente projeto de pesquisa objetiva estabelecer possibilidades de investigação de obras musicais articuladas com o exame dos diferentes contextos socioculturais nos quais se deu sua produção, circulação e transmissão no Paraná ao longo do século XX. Tal abordagem incorpora o mapeamento do surgimento e consagração de estilos e gêneros musicais, o papel do Estado e das instituições (oficiais e extra-oficiais) na elaboração de políticas culturais, patrimoniais e de hierarquias artísticas, da estruturação de uma peculiar indústria da cultura em seus diferentes media, dos artistas em suas trajetórias individuais e/ou sob a forma de grupos e associações e do trânsito de artistas e formas culturais. Palavras-chave: Música; História; Paraná; Gêneros musicais; Patrimônio Cultural.
Projeto de extensão em andamento:
1. Discografia e Memórias do Acervo do Museu da Imagem e do Som-PR
A proposta deste projeto é apresentar e divulgar o patrimônio cultural que é o acervo de discos do Museu da Imagem e do Som do Paraná e também a produção do conhecimento realizada no curso de Pós-graduação em Música da UNESPAR a partir da disciplina de Tópicos Especiais em Música Popular, ampliando o acesso a estas informações e conhecimentos. Para isso, será levado em conta a pluralidade de experiências que estes bens culturais podem promover através da criação de novos olhares e releituras, contribuindo para o maior uso do espaço museológico pela comunidade, escolas e de pesquisadores bem como ao acesso da produção de conhecimento realizada na UNESPAR, cumprindo uma de suas funções sociais. Os acervos fonográficos possuem peculiaridades que os fazem únicos, destinados a um público que busca ouvir e quer conhecer a produção musical de determinadas épocas, bem como declamações de poesias, discursos, depoimentos, entrevistas (histórias contadas por quem as vivenciou ou foi testemunha delas), entre outras possibilidades contextualizadas, além de compositores, arranjadores,intérpretes,
dançarinos, cineastas e outras atividades relacionadas a produção artística e cultural. Deste modo, aliarmos a experiência das pesquisas realizadas pelos técnicos no Museu da Imagem e do Som do Paraná a de alunos e professores na Pós-Graduação em Música da UNESPAR, contribui e fortalece o acesso cada vez mais amplo e democrático ao patrimônio cultural musical, neste caso fornecido por um acervo de discos, na produção compartilhada da escrita de um dos Cadernos do MIS.
Prof. Dr. André Acastro Egg
Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de Pesquisa: História do Modernismo; Crítica Musical; Pensamento Musical; Música e Política; Música Evangélica
Doutor em História (2010) pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Tem realizado pesquisas sobre a história da crítica musical, abordando também temáticas como história das relações entre imprensa e música, pensamento musical e as conexões entre música e política. Também tem pesquisado o protestantismo (evangélicos) na sociedade brasileira, com ênfase na produção musical evangélica. É dos coordenadores do grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: andre.egg@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. História e Crítica Musical no Brasil.
O projeto visa aprofundar o conhecimento histórico sobre crítica musical no Brasil, privilegiando um enfoque interdisciplinar e o trabalho em equipe com fontes documentais de imprensa (jornais e revistas). Busca-se enfocar e analisar conjuntos documentais específicos ? periódicos recortados por período histórico, permitindo reconhecer e mapear a crítica musical produzida no país, seus espaços, categorias e os principais críticos, bem como sua inserção nos grandes debates culturais no Brasil. São privilegiados conjuntos documentais que permitam um panorama de diferentes períodos da crítica musical no Brasil, como o século XIX e a profissionalização do crítico, o período de modernização da imprensa no início do século XX e a crítica atrelada ao projeto modernista, o surgimento da crítica da música popular a partir da década de 1950, e a crise dos projetos nacionais da crítica musical, a partir dos anos 1980.
Profª. Drª. Andressa Dias Arndt
Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade.
Áreas de pesquisa: A experiência do cantar; Aspectos políticos, sociais e comunitários da Musicoterapia e do fazer musical coletivo.
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Graduada em Musicoterapia pela Universidade Estadual do Paraná. Trabalha como professora adjunta na Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II no Bacharelado em Musicoterapia. É membro do Núcleo de Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia – NEPIM.
e-mail: andressa.arndt@unespar.edu.br
Projetos de pesquisa em andamento:
Mulheres ordinárias e a experiência do cantar.
Esta pesquisa pretende analisar os sentidos criados por mulheres ordinárias para a experiência do cantar. Inspirada nas obras de Jacques Rancière, busca-se escutar vozes cotidianas, a voz de qualquer uma, vozes de mulheres que não ocupam os lugares consagrados da expertise, dos grandes palcos, do lugar extraordinário. Com esta pesquisa pretende-se conhecer os efeitos da experiência do cantar no corpo de mulheres comuns. Busca-se saber se há, nessas histórias, cenas ou cenários de possíveis silenciamentos (impostos por outras pessoas ou por elas mesmas) para abrir arenas de enunciação para essas vozes e, a partir daí, pensar os processos de subjetivação dessas mulheres. A proposta é atentar às experiências sensíveis operantes nas cenas protagonizadas por essas mulheres cantantes, buscando conhecer como elas sentem que são olhadas, escutadas, pensadas na experiência do cantar. Com isso, pretende-se tecer articulações entre a feminilidade e o cantar.
A Musicoterapia com pessoas em situação de migração involuntária ou refúgio.
Este projeto de pesquisa propõe a realização de uma pesquisa-intervenção, de cunho qualitativo. O objetivo principal da pesquisa é verificar se experiências musicais coletivas vivenciadas durante o processo de Musicoterapia podem contribuir para os processos emancipatórios de pessoas em situação de migrações involuntárias e refúgio. A experiência de migração involuntária é compreendida como sendo aquelas que são forçadas pelas possibilidades muito reduzidas de garantia de uma qualidade de vida no país de origem. O refúgio, por sua vez, é compreendido como o ato de pedir amparo em outro país por uma questão de sobrevivência, ou seja, uma mudança motivada por graves ameaças aos direitos humanos. Em ambos os casos há uma ruptura identitária brusca provocando um sofrimento próprio da experiência de refúgio e migração. Uma vez que os números de pessoas nessa condição são bastantes expressivos ao redor do mundo, presenciamos diversos projetos sociais que atuam em diferentes frentes buscando contribuir para que essa experiência possa ser acolhida. Este projeto propõe realizar encontros de Musicoterapia semanais com pessoas em situação de imigração involuntária ou refúgio, intentando desta forma contribuir para a criação de estratégias de superação da condição de vulnerabilidade dessas pessoas, buscando mediar processos emancipatórios, em que o protagonismo e as atividades criadoras serão valorizadas.
Prof. Dr. Fábio Guilherme Poletto
Linha de pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de pesquisa: História e Estética da Música; História das Políticas Culturais e da Diplomacia Cultural no Brasil; História da Bossa Nova; História da Música para Filmes e Televisão no Brasil.
Doutor em História (2011) pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre as relações entre música e projetos de identidade nacional, com ênfase na história da Bossa Nova e da trajetória de Antônio Carlos Jobim. Estuda também a produção e a circulação de música no Brasil, com ênfase na produção musical para filmes e televisão. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade e um dos editores da revista Vórtex.
e-mail: fabio.poletto@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. Produção e circulação de música no Brasil durante o século XX.
Este projeto objetiva estabelecer possibilidades de investigação de obras musicais articuladas com o exame dos diferentes contextos socioculturais nos quais se deu sua produção e a circulação no Brasil ao longo do século XX. Tal abordagem incorpora o mapeamento do surgimento e consagração de estilos e estéticas musicais, o papel do Estado e das instituições (oficiais e extra-oficiais) na elaboração de políticas culturais e hierarquias artísticas, da estruturação de uma peculiar indústria da cultura em seus diferentes media, dos artistas em suas trajetórias individuais e/ou sob a forma de grupos e associações com seus respectivos projetos estético-ideológicos, do trânsito de artistas e formas culturais e finalmente, da própria constituição da noção de música brasileira como constructo ideológico ligado à negociação de projetos de identidade nacional no período.
Prof. Dr. Fábio Scarduelli
Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de Pesquisa: Violão e performance; Práticas interpretativas.
Doutor em Música (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor do curso superior de instrumento (violão) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Concertista, tem desenvolvido pesquisas que envolvem o repertório solo e a música de câmera para o violão. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório.
e-mail: fabioscarduelli@yahoo.com.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. O repertório do violão no contexto da música do século XIX: questões de performance e ensino do instrumento a partir do estudo das 6 Rossinianas de Mauro Giuliani
O projeto tem como objetivo geral o estudo do conjunto das 6 Rossinianas do compositor italiano Mauro Giuliani (1781-1829), buscando o entendimento da obra enquanto produto cultural de ampla influência do contexto operístico do século XIX, com ênfase na obra de Gioachino Rossini (1792-1868). Apresenta os seguintes objetivos específicos: 1) Lançar luz sobre as 6 Rossinianas amparado no entendimento dos estilos vocal e instrumental presentes na cultura operística da qual faz parte o estilo de Gioachino Rossini. 2) Associar de forma mais objetiva as árias e partes instrumentais utilizadas por Mauro Giuliani às operas de Rossini. Discutir sua performance a partir de convenções performáticas de tratados, performances gravadas das operas em questão, mas principalmente utilizando os textos originais de Rossini na adequação aos textos de Giuliani no que se refere a elementos expressivos como articulações, dinâmicas, timbre, vibrato e tempo. 3) Realizar a performance e gravação integral ou de partes mais relevantes das 6 Rossinianas, de forma a aplicar a abordagem expressiva e de adequação dos textos, conforme apresentado no ponto anterior dos objetivos, com a discussão de seus processos. O estudo será feito em instrumento moderno e réplica de violão do século XIX, a fim de se levantar características específicas que diferenciam a execução nesses dois modelos de instrumentos. 4) Apontar no repertório geral do violão do século XIX as influências desse estilo operístico, mostrando casos específicos da literatura que comprovem a importância desse conhecimento aplicado nas Rossinianas para o entendimento integral da produção clássico-romântica. 5) Discutir a aplicação desses conceitos na pedagogia do violão, levando em conta a hipótese de que o entendimento dessas questões é parte fundamental da compreensão integral desse repertório que é base da pedagogia, mas muitas vezes utilizados com fins mais técnicos, sem o devido contexto.
Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro
Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de pesquisa: Pesquisa Artística e Criação; Música Eletroacústica; Música Experimental; Musicologia
Doutor em Composição Musical (2012) pela State University of New York (SUNY) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Compositor, tem desenvolvido pesquisas na área de criação e composição, com especial atenção ao uso de processos tecnológicos nos campos da música eletroacústica e da música experimental. É coordenador do LaMUSA - Laboratório em Música, Sonologia e Áudio e um dos coordenadores do grupo de pesquisa Núcleo Música Nova. É também um dos editores da Revista Vórtex.
e-mail: felipe.ribeiro@unespar.edu.br
Atuais projetos de pesquisa:
1. Obsolescência tecnológica e de técnicas composicionais: a preservação do pensamento modular e analógico na composição de música eletroacústica digital
Profª. Drª. Gislaine Vagetti
Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de pesquisa: Canto Coral, Cognição e Envelhecimento Humano
Doutora em Educação Física (2012) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora do curso de Musicoterapia da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre o uso da música na cognição e na qualidade de vida em contextos de envelhecimento humano. Integra o grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade e, atualmente, é uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH).
e-mail: gislaine.vagetti@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. Percepção musical e aspectos cognitivos de pessoas idosas participantes de canto coral
Descrição: Tem como objetivo comparar a percepção musical e aspectos cognitivos de pessoas idosas participantes e não participantes de canto coral.
Prof. Dr. Isaac Felix Chueke
Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de pesquisa: Performance e Regência
Doutor em Musicologia (2011) pela Universidade de Sorbonne (Paris IV) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre processos formativos e formas de atuação no campo da regência, bem como sobre aspectos performativos da prática musical, com ênfase à família dos metais. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Estudos e Prática da Música dos Séculos XX e XXI.
e-mail: chuekemusic@hotmail.com
Prof. Dr. Luciano Chagas Lima
Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de pesquisa: Práticas Interpretativas; Transcrição, Arranjo e Composição para o Violão; Harmonia e Análise Musical
Doutor em Práticas Interpretativas/Violão (2008) pela Universidade de Montreal (Canadá) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Concertista, tem desenvolvido pesquisas sobre processos de edição e transcricão de obras para violão, com ênfase na produção de compositores e violonistas brasileiros. É integrante do grupo de pesquisa Estudos em Performance Musical.
e-mail: limaviolao@gmail.com
Profª. Drª. Margareth Maria Milani
Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de Pesquisa: Performance e práticas interpretativas; corpo, corporeidade e gesto musical; educacão somática, consciência corporal e a construção da técnica; processos de prática deliberada, expertise e metacognição; processos criativos no ensino da performance.
Doutora em Práticas Interpretativas/Piano (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora dos cursos de música e de superior de instrumento (piano) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre elementos gestuais e corporais na construção da performance ao piano, bem como sobre questões de expertise e metacognição relacionados às práticas de performance. Além disso, tem realizado pesquisas sobre processos de significação de experiências multissensoriais nas práticas performativas através das relações interativas entre espacialidades e temporalidades. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Estudos em Performance Musical.
e-mail: margarethmilani@gmail.com
Profª. Drª. Miliandre Garcia de Souza
Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Área de Pesquisa: Música e Política; História da Música Popular no Brasil.
Doutora em História Social (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do curso de Artes Visuais da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre as conexões entre as artes e a política no Brasil, com atenção a questões de engajamento e resistência em contextos ditatoriais (Estado Novo e Regime Militar). É integrante do grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: miliandregarcia@gmail.com
Projetos de pesquisa em andamento:
Linha de pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de pesquisa: Estudos de Música Popular; História da Música Popular Brasileira; Jogo e Ludicidade na Música Popular.
Doutor em Música pela UNICAMP (2014) e professor adjunto do bacharelado em Musicoterapia da UNESPAR – Campus de Curitiba II. Tem desenvolvido pesquisas sobre a música popular brasileira em perspectiva interdisciplinar, buscando as articulações entre música, história, sociologia, crítica literária e estudos culturais. Atualmente, investiga o jogo e o lúdico na improvisação musical. É membro dos grupos de pesquisa “Música Popular: história, produção e linguagem (UNICAMP)” e “NEPIM – Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (UNESPAR).
e-mail: rodrigo.vicente@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. “O jogo e o lúdico na formação musical: uma pesquisa sobre improvisação e criatividade nas relações de ensinar e aprender”.
Nos últimos séculos, estudiosos(as) provenientes de diversas áreas do conhecimento se debruçaram sobre o tema do jogo e do lúdico em suas variadas manifestações. É possível encontrar estudos filosóficos (Schiller, 1989), historiográficos (Huizinga, 2012), sociológicos (Caillois, 2017) e psicopedagógicos (Vigotski, 2014) acerca da ludicidade e de suas formas expressivas em diferentes culturas e sociedades. No campo da música, pesquisas oriundas das áreas da performance (Costa, 2014), musicologia (Cook, 2007) e educação (Brito, 2019) somaram-se ao corpus teórico voltado às investigações sobre a ludicidade e a criatividade na experiência artística. A partir do estudo dessa fortuna crítica e da análise de improvisações e composições, pretende-se investigar as possibilidades e os limites do jogo e do lúdico na experiência musical, concentrando-se nas relações de ensinar e aprender música. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o aporte teórico legado pela filosofia e ciências humanas contribuem significativamente para se pensar o fazer musical dito improvisado, pois, embora se materialize em manifestações por vezes individuais, este fazer permanece indissoluvelmente atrelado a um contexto histórico, social e cultural mais amplo; nessa direção, os materiais de que lançam mão músicos e musicistas e, especialmente, o modo como selecionam e articulam esses materiais em seus improvisos e criações informam a historicidade e o lastro sociocultural de suas obras, iluminando ao mesmo tempo suas maneiras de pensar, sentir e se relacionar. Interessa compreender, em suma, em que medida a ludicidade se faz presente e contribui para a formação desses artistas, atentando-se aos modos como esse impulso se manifesta nas criações, práticas e interações musicais.
Corpo Docente - Colaborador
Prof. Dr. Joêzer de Souza Mendonça
Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de Pesquisa: História da Música Popular; Música e Cinema; Música e Religião
Doutor em Musicologia (2014) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e professor dos cursos de Produção Musical e Música da PUC-PR. Tem realizado pesquisas nas áreas da música popular e da música de cinema em suas interações com os contextos histórico-sociais do Brasil. Pesquisa também a música sacra e as conexões entre música e religião. É integrante do grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: joezer.7@gmail.com
Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de pesquisa: sociologia da música, etnomusicologia.
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da Unespar, Professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFPR, Doutor em Sociologia pela USP além de Mestre e Bacharel em Comunicação pela UFF. Em sua trajetória como pesquisador de música popular, interessou-se por temas como migração, diáspora, rock, cenas musicais, música digital, juventude, gosto e gênero. Em seu mestrado, estudou música eletrônica e em seu doutorado, rock brasileiro e Jovem Guarda. Atualmente, está à frente do projeto "Cultura Paraense e a cena de música paraense em Curitiba", de viés fortemente etnográfico.
Email: marcelogarson@ufpr.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. “Cultura Paraense” e a cena de música paraense em Curitiba”.
O objetivo desta pesquisa é compreender os diferentes significados da noção de “cultura paraense” acionados na cena de música paraense na cidade de Curitiba. Para tanto, busca-se: mapear a cena de música paraense na cidade de Curitiba a partir de seus espaços, personagens, instituições e público; investigar que sonoridades são abarcadas pelo rotulo “música paraense”; analisar o papel da internet e das tecnologias móveis da montagem dessa cena musical; entender as feições do público a partir de marcadores como classe, raça, gênero, geração, além de elucidar que outros símbolos são representativos da “cultura paraense” nos eventos investigados.
Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos.
Áreas de pesquisa: Tecnologias da música; Teoria de sistemas complexos; Criação e performance de música eletrônicas e eletroacústica; estrutura musical.
Doutor em processos de criação musical pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) e professor do curso de música da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Investiga processos de mediação tecnológica nas áreas das artes sonoras e sonantes. Tem desenvolvido um modelo de pesquisa experimental baseado em ecossistemas artificiais e teorias de estruturas emergentes. É artista sonoro fascinado por ressonâncias acústicas e filtros digitais. Seu trabalho artístico tem envolvido estéticas da música acusmática, eletrônica ao vivo, performances multimídia colaborativas e rádio arte. É gestor do selo de música experimental Arte Estranha.
E-mail: ricardothomasi@uel.br
Projeto de Pesquisa em Andamento.
1. Tecnologias do timbre e pesquisa artística: noções de materialidade no espaço da performance e da criação musical
Pesquisa interdisciplinar cujo problema de estruturação abordado contextualiza-se no impacto das teorias da complexidade, dentre as quais residem as teorias das estruturas emergentes, sobre as ciências e as artes ao longo do século XX e XXI, sugerindo outras perspectivas sobre as noções de matéria, forma, organização e espaço. É uma abordagem que encontra consonância nos debates artísticos e musicais atuais, notadamente, a) nas perspectivas ecológicas das artes sonoras; b) em poéticas criativas influenciadas por modelos complexos; c) nas tecnologias contemporâneas de produção sonora vinculadas à uma abordagem ecossistêmica da performance e do trabalho artístico. Nesse sentido, sublinha-se o território das tecnologias do timbre enquanto espaço de investigação, entendendo-o como um conjunto de modelos científicos que atravessam a diversidade das práticas musicais em seus meios e modos de produção sonora e apreciação estética. Para tanto, tem-se adotado procedimentos experimentais de pesquisa baseados no modelo de ecossistemas artificiais, cuja fundamentação teórica encontra-se nas teorias de Gilbert Simondon, Ilya Prigogine, Tim Ingold e Milton Santos, com o objetivo de evidenciar relações na perspectiva das mídias e das materialidades enquanto constituintes dos objetos técnicos, culturais e meios associados.