Corpo Docente - Permanente
Prof. Dr. Alisson Alipio

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de Pesquisa: performance; pedagogia ao violão; técnica instrumental e processos de digitação e dedilhado ao violão.
Doutor em Música (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor do curso superior de instrumento (violão) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Violonista e concertista, atualmente estuda a trajetória e as perspectivas da prática da digitação ao violão e suas interfaces como processo deliberado na pedagogia instrumental e na construção da performance musical, abordando discussões sobre técnica, interpretação e outros parâmetros É um dos coordenadores de dois grupos de pesquisa: Estudos em Performance Musical e Violão: estudos em performance, pedagogia e repertório.
e-mail: alisson.alipio@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. Digitação ao violão e suas interfaces: trajetória e perspectivas na produção acadêmica brasileira
O objetivo desta pesquisa é investigar, no escopo da produção acadêmica brasileira, a trajetória e as perspectivas da prática da digitação ao violão e suas interfaces como processo deliberado na pedagogia instrumental e na construção da performance musical. Para tal, serão reunidos e analisados à luz da triangulação de dados os trabalhos acadêmicos que versam sobre a digitação ao violão propriamente dita e, também, aqueles que a abordam tangencialmente através das suas interfaces: discussões sobre técnica, interpretação e demais parâmetros os quais têm em sua resultante um cenário digitacional. O referencial desta pesquisa se verifica como teórico-metodológico ? por reunir conceitos estabelecidos e processos delineados ? e parte da premissa de Alípio (2014) de que as problemáticas em relação ao objeto digitação residem em nove parâmetros interdependentes: texturais, estilísticos, instrumentais, técnicos, individuais, motores, sonoros, temporais e contextuais. Palavras-chave: Digitação ao violão. Pedagogia instrumental. Performance musical.
Prof. Dr. Allan de Paula Oliveira

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de pesquisa: Etnomusicologia e Sociologia da Música
Doutor em Antropologia Social (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre formas de agência a partir da música popular, com especial atenção a gêneros musicais massivos. Estuda também a produção de alteridades (étnicas, de classe, espaço) no campo da música popular no Brasil. É membro do grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: allan.oliveira@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento.
1. A produção musical de alteridades negras.
A pesquisa proposta neste projeto pretende investigar formas de construção da negritude através da música, nas suas diferentes manifestações. O pressuposto é que a música constitui um dos principais canais de agência social na construção de identidades e relações de alteridade. Por seu viés etnomusicológico - ou seja, atento às relações de alteridade entre grupos sociais - a pesquisa deverá se ater a percepção de como a música é usada como forma de demarcação das diferenças. Assim, interessa a este pesquisa investigar como a ideia de negritude foi produzida e ?praticada? no campo da música popular, através de diferentes gêneros. No caso do Brasil, a pesquisa trabalha com o pressuposto de que a música popular, no século XX, foi o principal canal de produção e elaboração das identidades negras e das relações de alteridade entre brancos e negros no Brasil. Todavia - e este é uma dos objetivos da pesquisa - essa produção e elaboração operou de forma diferente de acordo com a época e o gênero musical: ela foi uma no samba, outra na MPB, outra no axé music, e assim por diante. Ao mesmo tempo, a música popular ofereceu, para diferentes agentes do pensamento social brasileiro, um campo tanto de construção da ideia de tradição negra como de conexão cosmopolita com outras experiências da negritude (diáspora negra).
Prof. Dr. Alvaro Henrique Borges

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de Pesquisa: Composição Musical; Música Eletroacústica; Acusmática; Linguagens Sonoras e Abordagens Criativas
Doutor em Música (2014) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Compositor e pesquisador no campo da música contemporânea e abordagens criativas em educação musical. Desenvolve pesquisas sobre composição musical, espacialidade sonora e interpretação musical eletroacústica. É um dos líderes do grupo de pesquisa Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT) e coordenador do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica (LiSon-ME/UNESPAR)
e-mail: alvaro.borges@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. O Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica da UNESPAR: documentação e memória dos processos de ensino-aprendizagem, criação e difusão da música eletroacústica na contemporaneidade por uma universidade pública
Este projeto de pesquisa propõe a realização de um estudo de documentação e memória do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica da UNESPAR (LiSonME). Considerando sua criação em 2012, por meio de convênio entre UNESPAR e Fundação Araucária, com diversos desdobramentos que afetaram os âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, como exemplo: o desenvolvimento de orientação de alunos de graduação no campo da Música e Tecnologia, em trabalhos de conclusão de curso, atividades didáticas e projetos artísticos; a criação do Programa Música Contemporânea, o qual envolveu ações extensionistas alinhadas aos os interesses contemporâneos da comunidade; a criação da Espacialização em Música Eletroacústica (Lato Sensu), curso de pós-graduação gratuito pioneiro no país; o suporte técnico ao Programa de Mestrado em Música da UNESPAR como infraestrutura de ponta disponível à pesquisa; a inserção em atividades de pesquisa e cultura, nacionais e internacionais, internas e externas a Universidade; a promoção da produção do conhecimento artístico-acadêmico por meio da realização de atividades artísticas e em publicação bibliográficas no campo da Música Eletroacústica; dentre outros. O objetivo geral desta pesquisa é realizar um estudo histórico-documental acerca do LiSonME-UNESPAR com levantamento das atividades e ações ali já realizadas, sistematizando as informações levantadas, organizando documentalmente estas as informações para período 2012-2025 permitindo, então, a publicação dos resultados. A metodologia utilizada está construída acerca da abordagem historiográfica sendo que os resultados serão apresentados por meio de memorial histórico- documental e divulgados por diversos meios (eletrônico-digital, textual, eventos, palestras, etc.), durante, e ao final, do período de vigência do projeto.
Profª. Drª. Ana Paula Peters

Linha de Pesquisa: Música Cultura e Sociedade
Áreas de Pesquisa: Etnomusicologia e Estudos de Música Popular.
Doutora em História (2013) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora dos cursos de museologia e de música da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Flautista, tem realizado pesquisas sobre a história do choro, história do rádio, história da música no Paraná, com especial atenção a recortes biográficos, produção da memória e construção e preservação de patrimônio e acervos. Tem atuado também na área de educação musical, tendo sido coordenadora, entre 2014 e 2019, do PIBID na UNESPAR. É uma das integrantes do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: anapaula.peters@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. Produção, circulação e transmissão da música popular no Paraná durante o século XX.
O presente projeto de pesquisa objetiva estabelecer possibilidades de investigação de obras musicais articuladas com o exame dos diferentes contextos socioculturais nos quais se deu sua produção, circulação e transmissão no Paraná ao longo do século XX. Tal abordagem incorpora o mapeamento do surgimento e consagração de estilos e gêneros musicais, o papel do Estado e das instituições (oficiais e extra-oficiais) na elaboração de políticas culturais, patrimoniais e de hierarquias artísticas, da estruturação de uma peculiar indústria da cultura em seus diferentes media, dos artistas em suas trajetórias individuais e/ou sob a forma de grupos e associações e do trânsito de artistas e formas culturais. Palavras-chave: Música; História; Paraná; Gêneros musicais; Patrimônio Cultural.
Projeto de extensão em andamento:
1. Discografia e Memórias do Acervo do Museu da Imagem e do Som-PR
A proposta deste projeto é apresentar e divulgar o patrimônio cultural que é o acervo de discos do Museu da Imagem e do Som do Paraná e também a produção do conhecimento realizada no curso de Pós-graduação em Música da UNESPAR a partir da disciplina de Tópicos Especiais em Música Popular, ampliando o acesso a estas informações e conhecimentos. Para isso, será levado em conta a pluralidade de experiências que estes bens culturais podem promover através da criação de novos olhares e releituras, contribuindo para o maior uso do espaço museológico pela comunidade, escolas e de pesquisadores bem como ao acesso da produção de conhecimento realizada na UNESPAR, cumprindo uma de suas funções sociais. Os acervos fonográficos possuem peculiaridades que os fazem únicos, destinados a um público que busca ouvir e quer conhecer a produção musical de determinadas épocas, bem como declamações de poesias, discursos, depoimentos, entrevistas (histórias contadas por quem as vivenciou ou foi testemunha delas), entre outras possibilidades contextualizadas, além de compositores, arranjadores,intérpretes,
dançarinos, cineastas e outras atividades relacionadas a produção artística e cultural. Deste modo, aliarmos a experiência das pesquisas realizadas pelos técnicos no Museu da Imagem e do Som do Paraná a de alunos e professores na Pós-Graduação em Música da UNESPAR, contribui e fortalece o acesso cada vez mais amplo e democrático ao patrimônio cultural musical, neste caso fornecido por um acervo de discos, na produção compartilhada da escrita de um dos Cadernos do MIS.
Prof. Dr. André Acastro Egg

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de Pesquisa: História do Modernismo; Crítica Musical; Pensamento Musical; Música e Política; Música Evangélica
Doutor em História (2010) pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Tem realizado pesquisas sobre a história da crítica musical, abordando também temáticas como história das relações entre imprensa e música, pensamento musical e as conexões entre música e política. Também tem pesquisado o protestantismo (evangélicos) na sociedade brasileira, com ênfase na produção musical evangélica. É dos coordenadores do grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: andre.egg@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. História e Crítica Musical no Brasil.
O projeto visa aprofundar o conhecimento histórico sobre crítica musical no Brasil, privilegiando um enfoque interdisciplinar e o trabalho em equipe com fontes documentais de imprensa (jornais e revistas). Busca-se enfocar e analisar conjuntos documentais específicos ? periódicos recortados por período histórico, permitindo reconhecer e mapear a crítica musical produzida no país, seus espaços, categorias e os principais críticos, bem como sua inserção nos grandes debates culturais no Brasil. São privilegiados conjuntos documentais que permitam um panorama de diferentes períodos da crítica musical no Brasil, como o século XIX e a profissionalização do crítico, o período de modernização da imprensa no início do século XX e a crítica atrelada ao projeto modernista, o surgimento da crítica da música popular a partir da década de 1950, e a crise dos projetos nacionais da crítica musical, a partir dos anos 1980.
Prof. Dr. Fábio Guilherme Poletto

Linha de pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de pesquisa: História e Estética da Música; História das Políticas Culturais e da Diplomacia Cultural no Brasil; História da Bossa Nova; História da Música para Filmes e Televisão no Brasil.
Doutor em História (2011) pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre as relações entre música e projetos de identidade nacional, com ênfase na história da Bossa Nova e da trajetória de Antônio Carlos Jobim. Estuda também a produção e a circulação de música no Brasil, com ênfase na produção musical para filmes e televisão. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade e um dos editores da revista Vórtex.
e-mail: fabio.poletto@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. Produção e circulação de música no Brasil durante o século XX.
Este projeto objetiva estabelecer possibilidades de investigação de obras musicais articuladas com o exame dos diferentes contextos socioculturais nos quais se deu sua produção e a circulação no Brasil ao longo do século XX. Tal abordagem incorpora o mapeamento do surgimento e consagração de estilos e estéticas musicais, o papel do Estado e das instituições (oficiais e extra-oficiais) na elaboração de políticas culturais e hierarquias artísticas, da estruturação de uma peculiar indústria da cultura em seus diferentes media, dos artistas em suas trajetórias individuais e/ou sob a forma de grupos e associações com seus respectivos projetos estético-ideológicos, do trânsito de artistas e formas culturais e finalmente, da própria constituição da noção de música brasileira como constructo ideológico ligado à negociação de projetos de identidade nacional no período.
Prof. Dr. Fábio Scarduelli

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de Pesquisa: Violão e performance; Práticas interpretativas.
Doutor em Música (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor do curso superior de instrumento (violão) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Concertista, tem desenvolvido pesquisas que envolvem o repertório solo e a música de câmera para o violão. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório.
e-mail: fabioscarduelli@yahoo.com.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. O repertório do violão no contexto da música do século XIX: questões de performance e ensino do instrumento a partir do estudo das 6 Rossinianas de Mauro Giuliani
O projeto tem como objetivo geral o estudo do conjunto das 6 Rossinianas do compositor italiano Mauro Giuliani (1781-1829), buscando o entendimento da obra enquanto produto cultural de ampla influência do contexto operístico do século XIX, com ênfase na obra de Gioachino Rossini (1792-1868). Apresenta os seguintes objetivos específicos: 1) Lançar luz sobre as 6 Rossinianas amparado no entendimento dos estilos vocal e instrumental presentes na cultura operística da qual faz parte o estilo de Gioachino Rossini. 2) Associar de forma mais objetiva as árias e partes instrumentais utilizadas por Mauro Giuliani às operas de Rossini. Discutir sua performance a partir de convenções performáticas de tratados, performances gravadas das operas em questão, mas principalmente utilizando os textos originais de Rossini na adequação aos textos de Giuliani no que se refere a elementos expressivos como articulações, dinâmicas, timbre, vibrato e tempo. 3) Realizar a performance e gravação integral ou de partes mais relevantes das 6 Rossinianas, de forma a aplicar a abordagem expressiva e de adequação dos textos, conforme apresentado no ponto anterior dos objetivos, com a discussão de seus processos. O estudo será feito em instrumento moderno e réplica de violão do século XIX, a fim de se levantar características específicas que diferenciam a execução nesses dois modelos de instrumentos. 4) Apontar no repertório geral do violão do século XIX as influências desse estilo operístico, mostrando casos específicos da literatura que comprovem a importância desse conhecimento aplicado nas Rossinianas para o entendimento integral da produção clássico-romântica. 5) Discutir a aplicação desses conceitos na pedagogia do violão, levando em conta a hipótese de que o entendimento dessas questões é parte fundamental da compreensão integral desse repertório que é base da pedagogia, mas muitas vezes utilizados com fins mais técnicos, sem o devido contexto.
Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de pesquisa: Pesquisa Artística e Criação; Música Eletroacústica; Música Experimental; Musicologia
Doutor em Composição Musical (2012) pela State University of New York (SUNY) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Compositor, tem desenvolvido pesquisas na área de criação e composição, com especial atenção ao uso de processos tecnológicos nos campos da música eletroacústica e da música experimental. É coordenador do LaMUSA - Laboratório em Música, Sonologia e Áudio e um dos coordenadores do grupo de pesquisa Núcleo Música Nova. É também um dos editores da Revista Vórtex.
e-mail: felipe.ribeiro@unespar.edu.br
Atuais projetos de pesquisa:
1. Obsolescência tecnológica e de técnicas composicionais: a preservação do pensamento modular e analógico na composição de música eletroacústica digital
Profª. Drª. Gislaine Vagetti

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de pesquisa: Canto Coral, Cognição e Envelhecimento Humano
Doutora em Educação Física (2012) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora do curso de Musicoterapia da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre o uso da música na cognição e na qualidade de vida em contextos de envelhecimento humano. Integra o grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade e, atualmente, é uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH).
e-mail: gislaine.vagetti@unespar.edu.br
Projeto de pesquisa em andamento:
1. Percepção musical e aspectos cognitivos de pessoas idosas participantes de canto coral
Descrição: Tem como objetivo comparar a percepção musical e aspectos cognitivos de pessoas idosas participantes e não participantes de canto coral.
Prof. Dr. Isaac Felix Chueke

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de pesquisa: Performance e Regência
Doutor em Musicologia (2011) pela Universidade de Sorbonne (Paris IV) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre processos formativos e formas de atuação no campo da regência, bem como sobre aspectos performativos da prática musical, com ênfase à família dos metais. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Estudos e Prática da Música dos Séculos XX e XXI.
e-mail: chuekemusic@hotmail.com
Prof. Dr. Luciano Chagas Lima

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de pesquisa: Práticas Interpretativas; Transcrição, Arranjo e Composição para o Violão; Harmonia e Análise Musical
Doutor em Práticas Interpretativas/Violão (2008) pela Universidade de Montreal (Canadá) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Concertista, tem desenvolvido pesquisas sobre processos de edição e transcricão de obras para violão, com ênfase na produção de compositores e violonistas brasileiros. É integrante do grupo de pesquisa Estudos em Performance Musical.
e-mail: limaviolao@gmail.com
Profª. Drª. Margareth Maria Milani

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos
Áreas de Pesquisa: Performance e práticas interpretativas; corpo, corporeidade e gesto musical; educacão somática, consciência corporal e a construção da técnica; processos de prática deliberada, expertise e metacognição; processos criativos no ensino da performance.
Doutora em Práticas Interpretativas/Piano (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora dos cursos de música e de superior de instrumento (piano) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre elementos gestuais e corporais na construção da performance ao piano, bem como sobre questões de expertise e metacognição relacionados às práticas de performance. Além disso, tem realizado pesquisas sobre processos de significação de experiências multissensoriais nas práticas performativas através das relações interativas entre espacialidades e temporalidades. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Estudos em Performance Musical.
e-mail: margarethmilani@gmail.com
Profª. Drª. Miliandre Garcia de Souza

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Área de Pesquisa: Música e Política; História da Música Popular no Brasil.
Doutora em História Social (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do curso de Artes Visuais da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre as conexões entre as artes e a política no Brasil, com atenção a questões de engajamento e resistência em contextos ditatoriais (Estado Novo e Regime Militar). É integrante do grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: miliandregarcia@gmail.com
Projetos de pesquisa em andamento:
Corpo Docente - Colaborador
Prof. Dr. Joêzer de Souza Mendonça

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade
Áreas de Pesquisa: História da Música Popular; Música e Cinema; Música e Religião
Doutor em Musicologia (2014) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e professor dos cursos de Produção Musical e Música da PUC-PR. Tem realizado pesquisas nas áreas da música popular e da música de cinema em suas interações com os contextos histórico-sociais do Brasil. Pesquisa também a música sacra e as conexões entre música e religião. É integrante do grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade.
e-mail: joezer.7@gmail.com