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Corpo Docente - Permanente

Prof. Dr. Alisson Alipio           

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos

Áreas de Pesquisa: performance; pedagogia ao violão; técnica instrumental e processos de digitação e dedilhado ao violão.

Doutor em Música (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor do curso superior de instrumento (violão) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Violonista e concertista, atualmente estuda a trajetória e as perspectivas da prática da digitação ao violão e suas interfaces como processo deliberado na pedagogia instrumental e na construção da performance musical, abordando discussões sobre técnica, interpretação e outros parâmetros É um dos coordenadores de dois grupos de pesquisa: Estudos em Performance Musical e Violão: estudos em performance, pedagogia e repertório.

                                                      e-mail: alisson.alipio@unespar.edu.br

Projeto de pesquisa em andamento:

1. Digitação ao violão e suas interfaces: trajetória e perspectivas na produção acadêmica brasileira

O objetivo desta pesquisa é investigar, no escopo da produção acadêmica brasileira, a trajetória e as perspectivas da prática da digitação ao violão e suas interfaces como processo deliberado na pedagogia instrumental e na construção da performance musical. Para tal, serão reunidos e analisados à luz da triangulação de dados os trabalhos acadêmicos que versam sobre a digitação ao violão propriamente dita e, também, aqueles que a abordam tangencialmente através das suas interfaces: discussões sobre técnica, interpretação e demais parâmetros os quais têm em sua resultante um cenário digitacional. O referencial desta pesquisa se verifica como teórico-metodológico ? por reunir conceitos estabelecidos e processos delineados ? e parte da premissa de Alípio (2014) de que as problemáticas em relação ao objeto digitação residem em nove parâmetros interdependentes: texturais, estilísticos, instrumentais, técnicos, individuais, motores, sonoros, temporais e contextuais. Palavras-chave: Digitação ao violão. Pedagogia instrumental. Performance musical.

Prof. Dr. Allan de Paula Oliveira    

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade

Áreas de pesquisa: Etnomusicologia e Sociologia da Música

Doutor em Antropologia Social (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre formas de agência a partir da música popular, com especial atenção a gêneros musicais massivos. Estuda também a produção de alteridades (étnicas, de classe, espaço) no campo da música popular no Brasil. É membro do grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade.

e-mail: allan.oliveira@unespar.edu.br

Projeto de pesquisa em andamento.

1. A produção musical de alteridades negras.

A pesquisa proposta neste projeto pretende investigar formas de construção da negritude através da música, nas suas diferentes manifestações. O pressuposto é que a música constitui um dos principais canais de agência social na construção de identidades e relações de alteridade. Por seu viés etnomusicológico - ou seja, atento às relações de alteridade entre grupos sociais - a pesquisa deverá se ater a percepção de como a música é usada como forma de demarcação das diferenças. Assim, interessa a este pesquisa investigar como a ideia de negritude foi produzida e ?praticada? no campo da música popular, através de diferentes gêneros. No caso do Brasil, a pesquisa trabalha com o pressuposto de que a música popular, no século XX, foi o principal canal de produção e elaboração das identidades negras e das relações de alteridade entre brancos e negros no Brasil. Todavia - e este é uma dos objetivos da pesquisa - essa produção e elaboração operou de forma diferente de acordo com a época e o gênero musical: ela foi uma no samba, outra na MPB, outra no axé music, e assim por diante. Ao mesmo tempo, a música popular ofereceu, para diferentes agentes do pensamento social brasileiro, um campo tanto de construção da ideia de tradição negra como de conexão cosmopolita com outras experiências da negritude (diáspora negra).

Prof. Dr. Alvaro Henrique Borges     

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos

Áreas de Pesquisa: Composição Musical; Música Eletroacústica; Acusmática; Linguagens Sonoras e Abordagens Criativas

Doutor em Música (2014) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Bacharelado em Música Popular (Campus de Curitiba II - UNESPAR-FAP). Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Música Eletroacústica - PGLS-ME/ UNESPAR.  Presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica - SBME. Compositor e pesquisador atuante no campo da música contemporânea e das abordagens criativas em educação musical. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Arte e Tecnologia (NAT) e coordenador-fundador do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica (LiSon-ME/UNESPAR). Atua no campo da composição musical, com ênfase em temáticas de domínio da espacialidade sonora e da interpretação musical eletroacústica.

e-mail: alvaro.borges@unespar.edu.br

Projeto de pesquisa em andamento:

1. O Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica da UNESPAR: documentação e memória dos processos de ensino-aprendizagem, criação e difusão da música eletroacústica na contemporaneidade por uma universidade pública

Esta pesquisa propõe a realização de um estudo de documentação e memória do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica da UNESPAR (LiSonME). Considerando sua criação em 2012, por meio de convênio entre UNESPAR e Fundação Araucária, com diversos desdobramentos que afetaram os âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade no campo da Música e Tecnologia compreendendo, dentre outros: - o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, atividades didáticas e projetos artísticos; - a criação do Programa Música Contemporânea, por meio de ações extensionistas alinhadas aos os interesses contemporâneos da comunidade; - a criação da Espacialização em Música Eletroacústica (Lato Sensu), curso de pós-graduação gratuito pioneiro no país; - o suporte técnico ao Programa de Mestrado em Música da UNESPAR com infraestrutura de ponta disponível à pesquisa; - a inserção em atividades de pesquisa e cultura, nacionais e internacionais, internas e externas a Universidade; - a promoção da produção do conhecimento artístico-acadêmico por meio da realização de atividades artísticas e publicações bibliográficas no campo da Música Eletroacústica. O objetivo geral compreende-se na realização de estudo histórico-documental acerca do LiSonME-UNESPAR com levantamento das atividades e ações ali já realizadas, sistematizando as informações levantadas, organizando documentalmente estas as informações para período 2012-2025 possibilitando a divulgação dos resultados.

Projeto de extensão em andamento:

2. Programa Música Contemporânea

O Programa Música Contemporânea, como uma instituição permanente de ações e projetos extensionistas, propõe a sedimentação de estudos reflexivos e práticos das linguagens sonoras e tecnologias musicais aplicados à criação e à difusão musical contemporânea. Apresenta-se como complemento estrutural desta proposta a viabilidade da prática e da reflexão interdisciplinar no campo da Música Contemporânea, Experimental e Eletroacústica com acesso ofertado a toda comunidade congregando palestras, concertos, cursos de curta duração, audições e leituras musicais, dentre outras atividades.

Profª. Drª. Ana Paula Peters         

Linha de Pesquisa: Música Cultura e Sociedade

Áreas de Pesquisa: Etnomusicologia e Estudos de Música Popular.

Doutora em História (2013) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora dos cursos de museologia e de música da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Flautista, tem realizado pesquisas sobre a história do choro, história do rádio, história da música no Paraná, com especial atenção a recortes biográficos, produção da memória e construção e preservação de patrimônio e acervos. Tem atuado também na área de educação musical, tendo sido coordenadora, entre 2014 e 2019, do PIBID na UNESPAR. É uma das integrantes do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.

e-mail: anapaula.peters@unespar.edu.br


Projeto de pesquisa em andamento:

1. Produção, circulação e transmissão da música popular no Paraná durante o século XX.

O presente projeto de pesquisa objetiva estabelecer possibilidades de investigação de obras musicais articuladas com o exame dos diferentes contextos socioculturais nos quais se deu sua produção, circulação e transmissão no Paraná ao longo do século XX. Tal abordagem incorpora o mapeamento do surgimento e consagração de estilos e gêneros musicais, o papel do Estado e das instituições (oficiais e extra-oficiais) na elaboração de políticas culturais, patrimoniais e de hierarquias artísticas, da estruturação de uma peculiar indústria da cultura em seus diferentes media, dos artistas em suas trajetórias individuais e/ou sob a forma de grupos e associações e do trânsito de artistas e formas culturais. Palavras-chave: Música; História; Paraná; Gêneros musicais; Patrimônio Cultural.


Projeto de extensão em andamento:

1. Discografia e Memórias do Acervo do Museu da Imagem e do Som-PR

A proposta deste projeto é apresentar e divulgar o patrimônio cultural que é o acervo de discos do Museu da Imagem e do Som do Paraná e também a produção do conhecimento realizada no curso de Pós-graduação em Música da UNESPAR a partir da disciplina de Tópicos Especiais em Música Popular, ampliando o acesso a estas informações e conhecimentos. Para isso, será levado em conta a pluralidade de experiências que estes bens culturais podem promover através da criação de novos olhares e releituras, contribuindo para o maior uso do espaço museológico pela comunidade, escolas e de pesquisadores bem como ao acesso da produção de conhecimento realizada na UNESPAR, cumprindo uma de suas funções sociais. Os acervos fonográficos possuem peculiaridades que os fazem únicos, destinados a um público que busca ouvir e quer conhecer a produção musical de determinadas épocas, bem como declamações de poesias, discursos, depoimentos, entrevistas (histórias contadas por quem as vivenciou ou foi testemunha delas), entre outras possibilidades contextualizadas, além de compositores, arranjadores,intérpretes,
dançarinos, cineastas e outras atividades relacionadas a produção artística e cultural. Deste modo, aliarmos a experiência das pesquisas realizadas pelos técnicos no Museu da Imagem e do Som do Paraná a de alunos e professores na Pós-Graduação em Música da UNESPAR, contribui e fortalece o acesso cada vez mais amplo e democrático ao patrimônio cultural musical, neste caso fornecido por um acervo de discos, na produção compartilhada da escrita de um dos Cadernos do MIS.

 

Prof. Dr. André Acastro Egg         

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade

Áreas de Pesquisa: História do Modernismo; Crítica Musical; Pensamento Musical; Música e Política; Música Evangélica

Doutor em História (2010) pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Tem realizado pesquisas sobre a história da crítica musical, abordando também temáticas como história das relações entre imprensa e música, pensamento musical e as conexões entre música e política. Também tem pesquisado o protestantismo (evangélicos) na sociedade brasileira, com ênfase na produção musical evangélica. É dos coordenadores do grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.

e-mail: andre.egg@unespar.edu.br

Projeto de pesquisa em andamento:

1. História e Crítica Musical no Brasil.

O projeto visa aprofundar o conhecimento histórico sobre crítica musical no Brasil, privilegiando um enfoque interdisciplinar e o trabalho em equipe com fontes documentais de imprensa (jornais e revistas). Busca-se enfocar e analisar conjuntos documentais específicos ? periódicos recortados por período histórico, permitindo reconhecer e mapear a crítica musical produzida no país, seus espaços, categorias e os principais críticos, bem como sua inserção nos grandes debates culturais no Brasil. São privilegiados conjuntos documentais que permitam um panorama de diferentes períodos da crítica musical no Brasil, como o século XIX e a profissionalização do crítico, o período de modernização da imprensa no início do século XX e a crítica atrelada ao projeto modernista, o surgimento da crítica da música popular a partir da década de 1950, e a crise dos projetos nacionais da crítica musical, a partir dos anos 1980.

Profª. Drª. Andressa Dias Arndt    

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade. 

Áreas de pesquisa: A experiência do cantar; Aspectos políticos, sociais e comunitários da Musicoterapia e do fazer musical coletivo. 

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Graduada em Musicoterapia pela Universidade Estadual do Paraná. Trabalha como professora adjunta na Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II no Bacharelado em Musicoterapia. É membro do Núcleo de Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia – NEPIM. 

                                                      e-mail: andressa.arndt@unespar.edu.br

 Projetos de pesquisa em andamento: 

  1. Mulheres ordinárias e a experiência do cantar. 

Esta pesquisa pretende analisar os sentidos criados por mulheres ordinárias para a experiência do cantar. Inspirada nas obras de Jacques Rancière, busca-se escutar vozes cotidianas, a voz de qualquer uma, vozes de mulheres que não ocupam os lugares consagrados da expertise, dos grandes palcos, do lugar extraordinário. Com esta pesquisa pretende-se conhecer os efeitos da experiência do cantar no corpo de mulheres comuns. Busca-se saber se há, nessas histórias, cenas ou cenários de possíveis silenciamentos (impostos por outras pessoas ou por elas mesmas) para abrir arenas de enunciação para essas vozes e, a partir daí, pensar os processos de subjetivação dessas mulheres. A proposta é atentar às experiências sensíveis operantes nas cenas protagonizadas por essas mulheres cantantes, buscando conhecer como elas sentem que são olhadas, escutadas, pensadas na experiência do cantar. Com isso, pretende-se tecer articulações entre a feminilidade e o cantar. 

 

  1. A Musicoterapia com pessoas em situação de migração involuntária ou refúgio. 

 Este projeto de pesquisa propõe a realização de uma pesquisa-intervenção, de cunho qualitativo. O objetivo principal da pesquisa é verificar se experiências musicais coletivas vivenciadas durante o processo de Musicoterapia podem contribuir para os processos emancipatórios de pessoas em situação de migrações involuntárias e refúgio. A experiência de migração involuntária é compreendida como sendo aquelas que são forçadas pelas possibilidades muito reduzidas de garantia de uma qualidade de vida no país de origem. O refúgio, por sua vez, é compreendido como o ato de pedir amparo em outro país por uma questão de sobrevivência, ou seja, uma mudança motivada por graves ameaças aos direitos humanos. Em ambos os casos há uma ruptura identitária brusca provocando um sofrimento próprio da experiência de refúgio e migração. Uma vez que os números de pessoas nessa condição são bastantes expressivos ao redor do mundo, presenciamos diversos projetos sociais que atuam em diferentes frentes buscando contribuir para que essa experiência possa ser acolhida. Este projeto propõe realizar encontros de Musicoterapia semanais com pessoas em situação de imigração involuntária ou refúgio, intentando desta forma contribuir para a criação de estratégias de superação da condição de vulnerabilidade dessas pessoas, buscando mediar processos emancipatórios, em que o protagonismo e as atividades criadoras serão valorizadas.  

Prof. Dr. Fábio Guilherme Poletto    

Linha de pesquisa: Música, Cultura e Sociedade

Áreas de pesquisa: História e Estética da Música; História das Políticas Culturais e da Diplomacia Cultural no Brasil; História da Bossa Nova; História da Música para Filmes e Televisão no Brasil.

Doutor em História (2011) pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre as relações entre música e projetos de identidade nacional, com ênfase na história da Bossa Nova e da trajetória de Antônio Carlos Jobim. Estuda também a produção e a circulação de música no Brasil, com ênfase na produção musical para filmes e televisão. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade e um dos editores da revista Vórtex.

                                                       e-mail: fabio.poletto@unespar.edu.br

Projeto de pesquisa em andamento:

1. Produção e circulação de música no Brasil durante o século XX.

Este projeto objetiva estabelecer possibilidades de investigação de obras musicais articuladas com o exame dos diferentes contextos socioculturais nos quais se deu sua produção e a circulação no Brasil ao longo do século XX. Tal abordagem incorpora o mapeamento do surgimento e consagração de estilos e estéticas musicais, o papel do Estado e das instituições (oficiais e extra-oficiais) na elaboração de políticas culturais e hierarquias artísticas, da estruturação de uma peculiar indústria da cultura em seus diferentes media, dos artistas em suas trajetórias individuais e/ou sob a forma de grupos e associações com seus respectivos projetos estético-ideológicos, do trânsito de artistas e formas culturais e finalmente, da própria constituição da noção de música brasileira como constructo ideológico ligado à negociação de projetos de identidade nacional no período.

Prof. Dr. Fábio Scarduelli     

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos

Áreas de Pesquisa: Violão e performance; Práticas interpretativas.

Doutor em Música (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor do curso superior de instrumento (violão) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Concertista, tem desenvolvido pesquisas que envolvem o repertório solo e a música de câmera para o violão. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório. 

e-mail: fabioscarduelli@yahoo.com.br



Projeto de pesquisa em andamento:

1. O repertório do violão no contexto da música do século XIX: questões de performance e ensino do instrumento a partir do estudo das 6 Rossinianas de Mauro Giuliani

O projeto tem como objetivo geral o estudo do conjunto das 6 Rossinianas do compositor italiano Mauro Giuliani (1781-1829), buscando o entendimento da obra enquanto produto cultural de ampla influência do contexto operístico do século XIX, com ênfase na obra de Gioachino Rossini (1792-1868). Apresenta os seguintes objetivos específicos: 1) Lançar luz sobre as 6 Rossinianas amparado no entendimento dos estilos vocal e instrumental presentes na cultura operística da qual faz parte o estilo de Gioachino Rossini. 2) Associar de forma mais objetiva as árias e partes instrumentais utilizadas por Mauro Giuliani às operas de Rossini. Discutir sua performance a partir de convenções performáticas de tratados, performances gravadas das operas em questão, mas principalmente utilizando os textos originais de Rossini na adequação aos textos de Giuliani no que se refere a elementos expressivos como articulações, dinâmicas, timbre, vibrato e tempo. 3) Realizar a performance e gravação integral ou de partes mais relevantes das 6 Rossinianas, de forma a aplicar a abordagem expressiva e de adequação dos textos, conforme apresentado no ponto anterior dos objetivos, com a discussão de seus processos. O estudo será feito em instrumento moderno e réplica de violão do século XIX, a fim de se levantar características específicas que diferenciam a execução nesses dois modelos de instrumentos. 4) Apontar no repertório geral do violão do século XIX as influências desse estilo operístico, mostrando casos específicos da literatura que comprovem a importância desse conhecimento aplicado nas Rossinianas para o entendimento integral da produção clássico-romântica. 5) Discutir a aplicação desses conceitos na pedagogia do violão, levando em conta a hipótese de que o entendimento dessas questões é parte fundamental da compreensão integral desse repertório que é base da pedagogia, mas muitas vezes utilizados com fins mais técnicos, sem o devido contexto.

Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro     

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos

Áreas de pesquisa: Pesquisa Artística e Criação; Música Eletroacústica; Música Experimental; Musicologia

Doutor em Composição Musical (2012) pela State University of New York (SUNY) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Compositor, tem desenvolvido pesquisas na área de criação e composição, com especial atenção ao uso de processos tecnológicos nos campos da música eletroacústica e da música experimental. É coordenador do LaMUSA - Laboratório em Música, Sonologia e Áudio e um dos coordenadores do grupo de pesquisa Núcleo Música Nova. É também um dos editores da Revista Vórtex.

e-mail: felipe.ribeiro@unespar.edu.br


Atuais projetos de pesquisa:

1. Obsolescência tecnológica e de técnicas composicionais: a preservação do pensamento modular e analógico na composição de música eletroacústica digital

Descrição: A obsolescência na música eletroacústica tem acontecido tanto com o desgaste temporal do patrimônio material (mídias, instrumentos etc.) quanto com o patrimônio imaterial (prática de composição com meios eletroacústicos analógicos). Este último e o eventual desaprender da técnica perante as trocas de tecnologia é o principal interesse de nossa pesquisa em preservação, documentação e fomento da música eletroacústica, seja ela para a elaboração de música de concerto ou para a música feita para cinema, dança, games etc. Trata-se, portanto, de um diferente entendimento das existentes iniciativas de preservação de tecnologias, pois focaremos em nosso projeto na preservação viva da prática composicional em ambiente analógico. No escopo da pesquisa, a prática de patching em sintetizadores analógicos, o pensamento composicional modular e a interatividade física com o hardware são objetos de estudos. Isto posto, prevemos inaugurar dentro do atual ambiente para síntese sonora do laboratório da IES (LaMuSA) um microambiente voltado para a preservação e estudo da prática composicional via síntese sonora analógica em específico, no intuito de documentar e (re)incorporar essas práticas sonoras na formação do compositor de hoje - tanto do ponto de vista histórico-documental quanto prático-artístico. Investigaremos as particularidades técnicas e procedimentos de patching em ambiente de síntese analógica - principalmente com o atual ressurgimento dos modulares Eurorack - e proporemos, paralelamente, a transferência deste conhecimento para as plataformas digitais da atualidade, em especial para o Pure Data e Max, que muito incorporaram desta prática do passado. Para tanto, fundamentaremos nossos estudos nas pesquisas de Daniel Teruggi, José Augusto Mannis, Ricardo Dal Farra, Rodolfo Coelho de Souza entre outros.

2. Como a tecnologia afetou e tem afetado a linguagem musical?

Descrição: No repertório musical atual, há uma pluralidade de obras que fazem uso de diversificadas práticas composicionais com suporte tecnológico. O âmbito de nosso estudo se concentrará em responder ao seguinte problema: Como a tecnologia afetou (e tem afetado) a linguagem musical nas últimas décadas? Por meio de investigações sobre processos tecnológicos de geração sonora e análises musicais de obras selecionadas do repertório da atualidade, nos colocamos a tarefa de elucidar como a tecnologia impacta a composição musical. Ao invés de analisar somente a perspectiva composicional dos compositores em determinadas obras, suas decisões e estratégias, assumimos o olhar da máquina. Seja com o emprego de softwares de síntese sonora e controle de áudio, de sintetizadores analógicos ou digitais, ou ainda com mecanismos de inteligência artificial, entre outros, entendemos que há uma forte interdependência entre técnica e poética cuja maior compreensão pode contribuir, tanto para fomentar a criação musical, como para o desenvolvimento de novas ferramentas de áudio. Dessa forma, ao se conscientizar da não neutralidade da técnica e do equipamento empregados, os compositores assumem uma distância crítica, na qual podem exercitar o distanciamento com o excessivamente familiar e conceberem, portanto, sonoridades originais. De forma complementar, este projeto também se propõe a observar a tecnologia do ponto de vista da necessidade de sua conservação. Sabemos que a tecnologia musical sofre contínua obsolescência. Seja com o desgaste de equipamentos ou mesmo com a necessidade de preservação do patrimônio imaterial - isto é, o ofício da composição musical com tecnologia - a questão da preservação se mostra como discussão necessária hoje. Sendo assim, os questionamentos gerados por esta pesquisa serão direcionados também para ações educativas e de formação. Por fim, para viabilizar o projeto, planeja-se sua execução em equipe observando o cronograma de reuniões do grupo de pesquisa.

Profª. Drª. Gislaine Vagetti        

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade

Áreas de pesquisa: Canto Coral, Cognição e Envelhecimento Humano

Doutora em Educação Física (2012) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora do curso de Musicoterapia da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre o uso da música na cognição e na qualidade de vida em contextos de envelhecimento humano.  Integra o grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade e, atualmente, é uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH).

e-mail: gislaine.vagetti@unespar.edu.br


Projeto de pesquisa em andamento:

1. Percepção musical e aspectos cognitivos de pessoas idosas participantes de canto coral

Descrição: Tem como objetivo comparar a percepção musical e aspectos cognitivos de pessoas idosas participantes e não participantes de canto coral.


Prof. Dr. Isaac Felix Chueke    
 

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos

Áreas de pesquisa: Performance e Regência

Doutor em Musicologia (2011) pela Universidade de Sorbonne (Paris IV) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre processos formativos e formas de atuação no campo da regência, bem como sobre aspectos performativos da prática musical, com ênfase à família dos metais. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Estudos e Prática da Música dos Séculos XX e XXI.

e-mail: chuekemusic@hotmail.com



Projetos de pesquisa em andamento:

1. Percepção e afinação na prática coletiva de instrumentos da família dos metais

Descrição: A afinação como elemento essencial na pratica coletiva e com vistas à performance com instrumentos de metal

2. Confluências e adaptações na formação do regente/diretor musical no século 21.

Descrição: Aspectos ligados à atividade do regente quer seja sob o ponto de vista artistico quanto administrativo, também serão abordados topicos ligados à formação.

Prof. Dr. Luciano Chagas Lima    

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos

Áreas de pesquisa: Práticas Interpretativas; Transcrição, Arranjo e Composição para o Violão; Harmonia e Análise Musical

Doutor em Práticas Interpretativas/Violão (2008) pela Universidade de Montreal (Canadá) e professor do curso de música popular da UNESPAR (campus Curitiba II - FAP). Concertista, tem desenvolvido pesquisas sobre processos de edição e transcricão de obras para violão, com ênfase na produção de compositores e violonistas brasileiros. É integrante do grupo de pesquisa Estudos em Performance Musical.

e-mail: limaviolao@gmail.com

 

 

Projetos de pesquisa em andamento:

1. Do teclado para as seis cordas: o processo de transcrição de obras do repertório do piano brasileiro para violão solo.

Descrição: Esta pesquisa consiste em um estudo sobre o processo de transcrição para violão de peças escritas originalmente para piano. O foco será em obras de compositores brasileiros, tanto aqueles que dedicaram peças para violão como Lorenzo Fernândez, Cláudio Santoro, Heitor Villa-Lobos e Radamés Gnattali, quanto outros que infelizmente não escreveram para este instrumento como Glauco Velásquez, Francisco Braga, Nininha Velloso Guerra, Fructuoso Vianna, entre outros. Assim, é possível de certa forma preencher algumas lacunas com estilos e fases da história da música brasileira que não estavam presentes no repertório do violão. Algumas destas peças já foram transcritas por mim e publicadas por diferentes editoras, no entanto há ainda uma série de outras composições a serem avaliadas e selecionadas. O processo envolve o levantamento e a análise das partituras originais para piano, seleção de obras com o potencial de funcionarem ao violão, adaptação do material ao novo meio instrumental e, finalmente, a editoração das partituras para violão solo no programa Finale. O projeto prevê a publicação de algumas destas transcrições, buscando não só contribuir para a ampliação do repertório do violão como também para a divulgação da música de importantes compositores brasileiros. Além disso, transcrições selecionadas serão apresentadas em recitais e serão foco de artigos e/ou palestras. Esta pesquisa serve também de suporte para uma disciplina optativa que ofereço no colegiado de Bacharelado em Música Popular sobre transcrição, arranjo e composição para violão.

Profª. Drª. Margareth Maria Milani     

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos

Áreas de Pesquisa: Performance e práticas interpretativas; corpo, corporeidade e gesto musical; educacão somática, consciência corporal e a construção da técnica; processos de prática deliberada, expertise e metacognição; processos criativos no ensino da performance.

Doutora em Práticas Interpretativas/Piano (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora dos cursos de música e de superior de instrumento (piano) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre elementos gestuais e corporais na construção da performance ao piano, bem como sobre questões de expertise e metacognição relacionados às práticas de performance. Além disso, tem realizado pesquisas sobre processos de significação de experiências multissensoriais nas práticas performativas através das relações interativas entre espacialidades e temporalidades. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Estudos em Performance Musical.

                                                          e-mail: margarethmilani@gmail.com

Projetos de pesquisa em andamento

1. Educação Somática: a presença da consciência corporal nos processos de práticas pianísticas.

Descrição: Esta pesquisa pretende desenvolver, a partir da literatura, ferramentas de apoio para o desenvolvimento da consciência corporal nas práticas pianísticas, sejam estas deliberadas ou de ensino. Considerando a performance como um ato sensorial e multidimensional, que abarca a concatenação de vários aspectos integradores alicerçados na relação corporal-espacial-temporal, será proposta a criação bem como o registro de exercícios de consciência corporal holística (o corpo em movimento no tempo e no espaço); na topografia do teclado (timing do movimento e corpo na espacialidade do teclado); e em excertos do repertório pianístico (a presença do corpo consciente nas práticas interpretativas e performáticas). A fundamentação teórica será baseada nos fundamentos que estruturam as técnicas psicofísicas, desde as proposições pioneiras e precursoras (Técnica de Alexander, final do séc. XIX; Ginástica holística, década de 1930; Eutonia, década de 1940; Feldenkrais, década de 1940;), até as mais recentes (Antiginástica, década de 1970; Body-Mind Centering, 1973, Sistema Laban/Bartenieff, 1978), e em textos da área da Dança e da Educação Física que trazem trabalhos sobre educação somática e consciência corporal. A partir da comparação do referencial, serão elencados princípios comuns e que preconizam uma educação somática na vivência de experiências práticas, com a intenção de compreender e perceber sensorialmente a relevância do papel do corpo atividade pianística. A partir dessa literatura, serão propostos exercícios que: 1) desenvolvam a sensibilização do corpo de forma holística e no espaço circundante; 2) desenvolvam a sensação de coordenação motora ampla na espacialidade do teclado, trazendo a sensação perceptiva deste relevo, seus contornos e suas possibilidades interativas com o corpo em uma relação de reciprocidade. Em um terceiro momento, serão escolhidos alguns excertos do repertório pianístico que contemplem organizações motoras variadas, a fim de transferir as habilidades anteriormente adquiridas para as práticas interpretativas e de performance em textos musicais. As três etapas serão registradas para serem aplicadas com estudantes em um projeto posterior.

Profª. Drª. Miliandre Garcia de Souza    

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade

Área de Pesquisa: Música e Política; História da Música Popular no Brasil.

Doutora em História Social (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do curso de Artes Visuais da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Tem desenvolvido pesquisas sobre as conexões entre as artes e a política no Brasil, com atenção a questões de engajamento e resistência em contextos ditatoriais (Estado Novo e Regime Militar). É integrante do grupo de pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.

                                                           e-mail: miliandregarcia@gmail.com

Projetos de pesquisa em andamento:

1. Contra a censura, pela cultura: a formação da resistência cultural na ditadura militar brasileira

Descrição: Os regimes autoritários por sua natureza repressiva e centralizadora costumam modificar as estruturas de representação do sistema político, bem como a participação e engajamento de grupos e indivíduos. Em muitos casos e por inúmeros motivos, a organização da luta contra os governos autoritários não se limita ao campo político, mas expandem-se para outros espaços, entre eles o cultural. Essa reconfiguração dos campos em contextos autoritários, da mesma forma altera a dinâmica dos grupos e dos indivíduos que organizam a oposição política em inúmeras frentes. Tal como ocorreu no Brasil durante as ditaduras Vargas e militar, bem como em outros países da América Latina. O objetivo desse projeto de pesquisa é, portanto, contemplar as diferentes práticas de resistência ao autoritarismo no campo artístico e intelectual, localizadas no Brasil no período de ditadura militar, considerando os processos de continuidade e ruptura dessas experiências, bem como os dilemas e ambivalências da criação cultural.

Prof. Dr. Rodrigo Aparecido Vicente    

Linha de pesquisa: Música, Cultura e Sociedade 

Áreas de pesquisa: Estudos de Música Popular; História da Música Popular Brasileira; Jogo e Ludicidade na Música Popular. 

Doutor em Música pela UNICAMP (2014) e professor adjunto do bacharelado em Musicoterapia da UNESPAR – Campus de Curitiba II. Tem desenvolvido pesquisas sobre a música popular brasileira em perspectiva interdisciplinar, buscando as articulações entre música, história, sociologia, crítica literária e estudos culturais. Atualmente, investiga o jogo e o lúdico na improvisação musical. É membro dos grupos de pesquisa “Música Popular: história, produção e linguagem (UNICAMP)” e “NEPIM – Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (UNESPAR). 

e-mail: rodrigo.vicente@unespar.edu.br 

Projeto de pesquisa em andamento: 

1. “O jogo e o lúdico na formação musical: uma pesquisa sobre improvisação e criatividade nas relações de ensinar e aprender”. 

 Nos últimos séculos, estudiosos(as) provenientes de diversas áreas do conhecimento se debruçaram sobre o tema do jogo e do lúdico em suas variadas manifestações. É possível encontrar estudos filosóficos (Schiller, 1989), historiográficos (Huizinga, 2012), sociológicos (Caillois, 2017) e psicopedagógicos (Vigotski, 2014) acerca da ludicidade e de suas formas expressivas em diferentes culturas e sociedades. No campo da música, pesquisas oriundas das áreas da performance (Costa, 2014), musicologia (Cook, 2007) e educação (Brito, 2019) somaram-se ao corpus teórico voltado às investigações sobre a ludicidade e a criatividade na experiência artística. A partir do estudo dessa fortuna crítica e da análise de improvisações e composições, pretende-se investigar as possibilidades e os limites do jogo e do lúdico na experiência musical, concentrando-se nas relações de ensinar e aprender música. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o aporte teórico legado pela filosofia e ciências humanas contribuem significativamente para se pensar o fazer musical dito improvisado, pois, embora se materialize em manifestações por vezes individuais, este fazer permanece indissoluvelmente atrelado a um contexto histórico, social e cultural mais amplo; nessa direção, os materiais de que lançam mão músicos e musicistas e, especialmente, o modo como selecionam e articulam esses materiais em seus improvisos e criações informam a historicidade e o lastro sociocultural de suas obras, iluminando ao mesmo tempo suas maneiras de pensar, sentir e se relacionar. Interessa compreender, em suma, em que medida a ludicidade se faz presente e contribui para a formação desses artistas, atentando-se aos modos como esse impulso se manifesta nas criações, práticas e interações musicais. 

Corpo Docente - Colaborador

Prof. Dr. Joêzer de Souza Mendonça   

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade

Áreas de Pesquisa: História da Música Popular; Música e Cinema; Música e Religião

Doutor em Musicologia (2014) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e professor dos cursos de Produção Musical e Música da PUC-PR. Tem realizado pesquisas nas áreas da música popular e da música de cinema em suas interações com os contextos histórico-sociais do Brasil. Pesquisa também a música sacra e as conexões entre música e religião. É integrante do grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade.

e-mail: joezer.7@gmail.com



Projetos de pesquisa em andamento:

1.A música no audiovisual brasileiro: estratégias de criação e produção e as relações com novos contextos sociais e tecnológicos

Descrição: Este projeto de pesquisa visa o estudo da relação dialética entre música, produção audiovisual e contexto sócio-histórico brasileiro. Interessa-nos analisar os processos e estratégias do uso da música nas produções do cinema, TV e plataformas de streaming e sua proximidade com os temas da sociedade e da cultura no Brasil. Os dados e resultados obtidos por meio da pesquisa podem esclarecer os usos e funções dados à música vocal e instrumental na trajetória do cinema brasileiro e apontar processos de construção e ruptura nos modos de criação musical no audiovisual nacional. Diante do quadro de constante renovação tecnológica, de globalização de meios e narrativas audiovisuais e do recente cenário de aumento do consumo de audiovisual em serviços de streaming, buscamos aferir e avaliar como a música e a tecnologia musical têm sido utilizadas pelos produtores musicais, quais as repercussões na identidade sonora e quais são os impactos econômicos e sociais decorrentes.

Prof. Dr. Marcelo Garson     

Linha de Pesquisa: Música, Cultura e Sociedade 

Áreas de pesquisa: sociologia da música, etnomusicologia.  

Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da Unespar, Professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFPR, Doutor em Sociologia pela USP além de Mestre e Bacharel em Comunicação pela UFF. Em sua trajetória como pesquisador de música popular, interessou-se por temas como migração, diáspora, rock, cenas musicais, música digital, juventude, gosto e gênero.  Em seu mestrado, estudou música eletrônica e em seu doutorado, rock brasileiro e Jovem Guarda. Atualmente, está à frente do projeto "Cultura Paraense e a cena de música paraense em Curitiba", de viés fortemente etnográfico. 

Email: marcelogarson@ufpr.br 

Projeto de pesquisa em andamento:

1. “Cultura Paraense” e a cena de música paraense em Curitiba”.  

O objetivo desta pesquisa é compreender os diferentes significados da noção de “cultura paraense” acionados na cena de música paraense na cidade de Curitiba. Para tanto, busca-se: mapear a cena de música paraense na cidade de Curitiba a partir de seus espaços, personagens, instituições e público; investigar que sonoridades são abarcadas pelo rotulo “música paraense”; analisar o papel da internet e das tecnologias móveis da montagem dessa cena musical; entender as feições do público a partir de marcadores como classe, raça, gênero, geração, além de elucidar que outros símbolos são representativos da “cultura paraense” nos eventos investigados. 

Prof. Dr. Ricardo Thomasi  

Linha de Pesquisa: Música e Processos Criativos.

Áreas de pesquisa: Tecnologias da música; Teoria de sistemas complexos; Criação e performance de música eletrônicas e eletroacústica; estrutura musical.

Doutor em processos de criação musical pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) e professor do curso de música da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Investiga processos de mediação tecnológica nas áreas das artes sonoras e sonantes. Tem desenvolvido um modelo de pesquisa experimental baseado em ecossistemas artificiais e teorias de estruturas emergentes. É artista sonoro fascinado por ressonâncias acústicas e filtros digitais. Seu trabalho artístico tem envolvido estéticas da música acusmática, eletrônica ao vivo, performances multimídia colaborativas e rádio arte. É gestor do selo de música experimental Arte Estranha. 

E-mail: ricardothomasi@uel.br

Projeto de Pesquisa em Andamento. 

1. Tecnologias do timbre e pesquisa artística: noções de materialidade no espaço da performance e da criação musical 

Pesquisa interdisciplinar cujo problema de estruturação abordado contextualiza-se no impacto das teorias da complexidade, dentre as quais residem as teorias das estruturas emergentes, sobre as ciências e as artes ao longo do século XX e XXI, sugerindo outras perspectivas sobre as noções de matéria, forma, organização e espaço. É uma abordagem que encontra consonância nos debates artísticos e musicais atuais, notadamente, a) nas perspectivas ecológicas das artes sonoras; b) em poéticas criativas influenciadas por modelos complexos; c) nas tecnologias contemporâneas de produção sonora vinculadas à uma abordagem ecossistêmica da performance e do trabalho artístico. Nesse sentido, sublinha-se o território das tecnologias do timbre enquanto espaço de investigação, entendendo-o como um conjunto de modelos científicos que atravessam a diversidade das práticas musicais em seus meios e modos de produção sonora e apreciação estética. Para tanto, tem-se adotado procedimentos experimentais de pesquisa baseados no modelo de ecossistemas artificiais, cuja fundamentação teórica encontra-se nas teorias de Gilbert Simondon, Ilya Prigogine, Tim Ingold e Milton Santos, com o objetivo de evidenciar relações na perspectiva das mídias e das materialidades enquanto constituintes dos objetos técnicos, culturais e meios associados.