Você está aqui: Página Inicial > Menu > Estrutura

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) iniciou suas atividades em julho de 2019 e possui nota 3 na avaliação da CAPES. O programa conta atualmente com um corpo docente formado por 15 professores (ver a aba "Corpo Docente"), sendo 13 permanentes ao programa e 02 colaboradores, distribuídos em duas linhas de pesquisa (ver descrição abaixo). O PPGMUS oferece a seus pesquisadores (professores e estudantes) o acesso às instalações (salas de aula, bibliotecas, espaços artísticos como auditório, laboratórios de áudio) de dois campus da UNESPAR: o campus Curitiba I (EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e o campus Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná). 


Campus Curitiba I (EMBAP)

Sede Barão: Rua Barão do Rio Branco, 370. Centro. Curitiba-PR

Sede Tiradentes: Rua Saldanha Marinho, 131. Centro. Curitiba-PR

Campus Curitiba II (FAP)

Rua dos Funcionários, 1357. Cabral. Curitiba-PR

Sede Campus de Curitiba I - Embap - Unespar

Sede Barão do Campus de Curitiba I (EMBAP). Foto: Divulgação / AENotícias

Área de Concentração: Música

O Programa de Pós-Graduação em Música da UNESPAR estrutura suas atividades em uma única área de concentração: Música. Sua constituição parte do agrupamento de duas linhas de pesquisa, delimitadas conforme o perfil da produção e afinidades de interesses investigativos dos pesquisadores que as compõem.

De um lado, portanto, há a perspectiva que aborda a música como processo criativo ligado à performance, composição e percepção (leitura, escrita e escuta musical). No perfil da sua produção encontram-se temas relacionados a processos composicionais, sob a perspectiva da contemporaneidade, em seu contínuo diálogo com a performance; as práticas interpretativas relacionadas aos repertórios atuais no diálogo com compositores contemporâneos e/ou na abordagem de repertórios históricos; e as questões relacionadas à percepção musical, entendida como campo investigativo e instrumento ativo na compreensão e desenvolvimento das habilidades criativas do indivíduo.

De outro lado, há a compreensão da música como construção sociocultural inserida em diferentes contextos temporais e espaciais. No perfil de sua produção, encontram-se temáticas ligadas à constituição dos cenários musicais contemporâneos e/ou de caráter histórico, que permeiam a circulação das obras musicais, de sua produção ao seu consumo/apropriação; o papel de músicos, artistas, intelectuais, instituições e demais mediadores na construção/negociação de sentidos, conceitos e relações entre música e política(s), identidade(s), subjetividade(s) em seus diferentes níveis.

Portanto, a área de concentração proposta articula-se em função destas duas linhas de pesquisa, que iluminam formas de conhecimento musical sob perspectivas complementares, quais sejam: a música percebida sob o prisma do indivíduo criativo; a música percebida sob o prisma das coletividades e sociedades.


Linhas de Pesquisa

Linha 1: "Música e Processos Criativos"

Estudos da música que consideram a relação do indivíduo com seus processos criativos, compreendidos como ideação inventiva e crítica das práticas da performance, percepção e composição. Investiga aspectos subjetivos e objetivos da criação musical, com ênfase nos seguintes temas: a) estudos de repertório em seus aspectos técnicos e estilísticos; b) percepção musical em suas intersecções com leitura, escrita e escuta; c) investigações composicionais em seus aspectos poéticos e tecnológicos.

Linha 2: "Música, Cultura e Sociedade"

Estudo crítico da música como construção sociocultural em diferentes contextos temporais e geográficos. Aborda: a) historiografias da música; b) etnografia de práticas musicais; c) música, políticas e instituições; d) música, identidades e subjetividades. Propõe a investigação da música em conexão com outras subáreas do conhecimento relacionadas com cultura e sociedade: história, filosofia, etnomusicologia, sociologia da música, estudos da música popular.