Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MOSTRA JOCY DE OLIVEIRA

Notícias

MOSTRA JOCY DE OLIVEIRA

publicado: 13/05/2025 10h22, última modificação: 13/05/2025 10h22

De 20 a 25 de maio de 2025, a cidade de Curitiba será palco da Mostra Jocy de Oliveira – Uma Artista Curitibana, evento que celebra a obra e a trajetória singular de uma das figuras mais inovadoras da música brasileira. Compositora, pianista, cineasta, escritora e pioneira da música eletroacústica na América Latina, Jocy de Oliveira será homenageada por meio de uma programação diversificada e gratuita, com exibições de filmes, concertos, palestras e lançamento de livro.

 Natural de Curitiba, Jocy construiu uma carreira internacional marcada por colaborações com Igor Stravinsky, Karlheinz Stockhausen, John Cage, Luciano Berio, Iannis Xenakis entre outros expoentes da música do século XX. Sua atuação transdisciplinar e seu pensamento vanguardista a tornaram uma referência incontornável nas artes sonoras, visuais e performáticas.

 A abertura da mostra acontece no Memorial de Curitiba, no dia 20 (terça-feira), às 19h30, com a conversa “Jocy, por ela mesma...”, mediada pelo compositor e professor Felipe de Almeida Ribeiro, que abordará aspectos centrais da obra e poética da artista.

 No dia 21 (quarta-feira), às 19h, a Cinemateca de Curitiba exibe "Liquid Voices – A Ópera da Voz", filme dirigido por Jocy de Oliveira, premiado em diversos festivais internacionais. A exibição se repete no encerramento da mostra, no domingo, 25 de maio.

 Na quinta-feira, 22, às 20h, a Capela Santa Maria recebe o concerto “Solos”, com interpretações de obras de Jocy por Gabriela Geluda (voz), Lilian Nakahodo (piano) e Sérgio Albach (clarone).

 Na sexta-feira, 23, às 15h, a EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná sedia a palestra “Postópera e Diálogos”, com reflexões sobre a linguagem híbrida e cênica que Jocy desenvolveu em suas obras mais recentes.

 No sábado, 24, às 10h30, o Museu Alfredo Andersen será palco do lançamento em Curitiba do livro Alucinações Autobiográficas, no qual Jocy entrelaça memórias, experiências artísticas e um pensamento radical sobre o tempo, o corpo e a criação.

 A Mostra é uma realização de Álvaro Collaço Produções, com apoio do ICAC, Fundação Cultural de Curitiba, UNESPAR-EMBAP e do Núcleo Música Nova. O projeto conta com incentivo do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal.

 Com entrada franca em todas as atividades, a Mostra oferece ao público a oportunidade rara de mergulhar no universo de uma artista essencial para entender a vanguarda artística brasileira e suas reverberações internacionais.

 Mais informações:

https://www.nucleomusicanova.com.br/inicial/agenda/2025#h.r9p5k0ocs4o9