Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Responder ao Censo da Pós-Graduação da CAPES

Notícias

Responder ao Censo da Pós-Graduação da CAPES

Até fevereiro todas e todos, discentes e docentes, devem responder ao Censo da Pós-graduação - um questionário simples, que necessita de poucos minutos
publicado: 23/01/2026 10h38, última modificação: 23/01/2026 10h38

A CAPES, órgão do governo federal ligado ao Ministério da Educação responsável por autorizar e por avaliar os cursos de pós-graduação, lançou o Censo da Pós-Graduação. O Censo deve ser respondido por todas e todos: discentes, docentes, pós-doutorandos.

O Censo foi elaborado para colher dados simples das pessoas que fazem a pós-graduação no Brasil. O preenchimento dura cerca de 5 minutos. Talvez seja necessário gastar um pouco de tempo para configurar o acesso ao sistema CAPES. As perguntas do censo se referem a dados socio demográficos, e servirão de base para elaboração de políticas públicas para a pós-graduação.

Cada pessoa responde ao censo informando seus dados pessoais, e apontando questões de gênero, identificação racial, informações sobre renda, necessidades especiais. A importância desses dados é que serão usados pela CAPES para formular políticas, distribuir recursos e organizar ações conforme as necessidades mapeadas.

A página da CAPES tem uma matéria com explicações, informações e datas importantes relativas ao Censo da Pós-graduação. Clique aqui para ler.

A CAPES também produziu um tutorial em vídeo explicando como fazer o acesso para responder ao censo. Clique aqui para assistir.

O vídeo tutorial dura 1 minuto e meio, e tem que ser assistido para saber em qual endereço entrar, e como configurar o acesso caso não possua senha CAPES.

A Coordenação do PPGMUS está responsável por verificar e cobrar o preenchimento, e a CAPES exige que os Programas tenham respostas de toda a comunidade acadêmica. Caso não cumpramos o preenchimento, isso resultará em perda de recursos para o Programa e outros tipos de punições.