Você está aqui: Página Inicial > Menu > Docentes > Prof. Dr. Alisson Alípio

 

Prof. Dr. Alisson Alípio


E-mail:

Link para CV Lattes                                                                         

Link para Orcid

Site Pessoal



Áreas de Pesquisa: performance; pedagogia ao violão; técnica instrumental e processos de digitação e dedilhado ao violão.

Doutor em Música (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor do curso superior de instrumento (violão) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Violonista e concertista, atualmente estuda a trajetória e as perspectivas da prática da digitação ao violão e suas interfaces como processo deliberado na pedagogia instrumental e na construção da performance musical, abordando discussões sobre técnica, interpretação e outros parâmetros É um dos coordenadores de dois grupos de pesquisa: Estudos em Performance Musical e Violão: estudos em performance, pedagogia e repertório. 

Projeto de pesquisa em andamento:

1. Digitação ao violão e suas interfaces: trajetória e perspectivas na produção acadêmica brasileira

O objetivo desta pesquisa é investigar, no escopo da produção acadêmica brasileira, a trajetória e as perspectivas da prática da digitação ao violão e suas interfaces como processo deliberado na pedagogia instrumental e na construção da performance musical. Para tal, serão reunidos e analisados à luz da triangulação de dados os trabalhos acadêmicos que versam sobre a digitação ao violão propriamente dita e, também, aqueles que a abordam tangencialmente através das suas interfaces: discussões sobre técnica, interpretação e demais parâmetros os quais têm em sua resultante um cenário digitacional. O referencial desta pesquisa se verifica como teórico-metodológico ? por reunir conceitos estabelecidos e processos delineados ? e parte da premissa de Alípio (2014) de que as problemáticas em relação ao objeto digitação residem em nove parâmetros interdependentes: texturais, estilísticos, instrumentais, técnicos, individuais, motores, sonoros, temporais e contextuais.