Você está aqui: Página Inicial > Menu > Docentes > Prof. Dr. Fábio Scarduelli


Prof. Dr. Fábio Scarduelli


E-mail:

Link para CV Lattes

Link para Orcid




Áreas de Pesquisa: Violão e performance; Práticas interpretativas.

Doutor em Música (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor do curso superior de instrumento (violão) da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Concertista, tem desenvolvido pesquisas que envolvem o repertório solo e a música de câmera para o violão. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório. 

Projeto de pesquisa em andamento:

1. O repertório do violão no contexto da música do século XIX: questões de performance e ensino do instrumento a partir do estudo das 6 Rossinianas de Mauro Giuliani

O projeto tem como objetivo geral o estudo do conjunto das 6 Rossinianas do compositor italiano Mauro Giuliani (1781-1829), buscando o entendimento da obra enquanto produto cultural de ampla influência do contexto operístico do século XIX, com ênfase na obra de Gioachino Rossini (1792-1868). Apresenta os seguintes objetivos específicos: 1) Lançar luz sobre as 6 Rossinianas amparado no entendimento dos estilos vocal e instrumental presentes na cultura operística da qual faz parte o estilo de Gioachino Rossini. 2) Associar de forma mais objetiva as árias e partes instrumentais utilizadas por Mauro Giuliani às operas de Rossini. Discutir sua performance a partir de convenções performáticas de tratados, performances gravadas das operas em questão, mas principalmente utilizando os textos originais de Rossini na adequação aos textos de Giuliani no que se refere a elementos expressivos como articulações, dinâmicas, timbre, vibrato e tempo. 3) Realizar a performance e gravação integral ou de partes mais relevantes das 6 Rossinianas, de forma a aplicar a abordagem expressiva e de adequação dos textos, conforme apresentado no ponto anterior dos objetivos, com a discussão de seus processos. O estudo será feito em instrumento moderno e réplica de violão do século XIX, a fim de se levantar características específicas que diferenciam a execução nesses dois modelos de instrumentos. 4) Apontar no repertório geral do violão do século XIX as influências desse estilo operístico, mostrando casos específicos da literatura que comprovem a importância desse conhecimento aplicado nas Rossinianas para o entendimento integral da produção clássico-romântica. 5) Discutir a aplicação desses conceitos na pedagogia do violão, levando em conta a hipótese de que o entendimento dessas questões é parte fundamental da compreensão integral desse repertório que é base da pedagogia, mas muitas vezes utilizados com fins mais técnicos, sem o devido contexto.