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Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro

 

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Áreas de pesquisa: Criação Musical; Pesquisa Artística; Estudos do Som; Música Eletroacústica, Tecnologia e Computação; Música Experimental.

Doutor em Composição Musical (2012) pela State University of New York (SUNY) e professor do curso de Composição e Regência da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Compositor, tem desenvolvido pesquisas na área de criação e composição, com especial atenção ao uso de processos tecnológicos nos campos da música eletroacústica e da música experimental. É coordenador do LaMUSA - Laboratório em Música, Sonologia e Áudio e um dos líderes do grupo de pesquisa Núcleo Música Nova. É também um dos editores da Revista Vórtex.

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 Atuais projetos de pesquisa:

1. Obsolescência tecnológica e de técnicas composicionais: a preservação do pensamento modular e analógico na composição de música eletroacústica digital

Descrição: A obsolescência na música eletroacústica tem acontecido tanto com o desgaste temporal do patrimônio material (mídias, instrumentos etc.) quanto com o patrimônio imaterial (prática de composição com meios eletroacústicos analógicos). Este último e o eventual desaprender da técnica perante as trocas de tecnologia é o principal interesse de nossa pesquisa em preservação, documentação e fomento da música eletroacústica, seja ela para a elaboração de música de concerto ou para a música feita para cinema, dança, games etc. Trata-se, portanto, de um diferente entendimento das existentes iniciativas de preservação de tecnologias, pois focaremos em nosso projeto na preservação viva da prática composicional em ambiente analógico. No escopo da pesquisa, a prática de patching em sintetizadores analógicos, o pensamento composicional modular e a interatividade física com o hardware são objetos de estudos. Isto posto, prevemos inaugurar dentro do atual ambiente para síntese sonora do laboratório da IES (LaMuSA) um microambiente voltado para a preservação e estudo da prática composicional via síntese sonora analógica em específico, no intuito de documentar e (re)incorporar essas práticas sonoras na formação do compositor de hoje - tanto do ponto de vista histórico-documental quanto prático-artístico. Investigaremos as particularidades técnicas e procedimentos de patching em ambiente de síntese analógica - principalmente com o atual ressurgimento dos modulares Eurorack - e proporemos, paralelamente, a transferência deste conhecimento para as plataformas digitais da atualidade, em especial para o Pure Data e Max, que muito incorporaram desta prática do passado. Para tanto, fundamentaremos nossos estudos nas pesquisas de Daniel Teruggi, José Augusto Mannis, Ricardo Dal Farra, Rodolfo Coelho de Souza entre outros.

2. Como a tecnologia afetou e tem afetado a linguagem musical?

Descrição: No repertório musical atual, há uma pluralidade de obras que fazem uso de diversificadas práticas composicionais com suporte tecnológico. O âmbito de nosso estudo se concentrará em responder ao seguinte problema: Como a tecnologia afetou (e tem afetado) a linguagem musical nas últimas décadas? Por meio de investigações sobre processos tecnológicos de geração sonora e análises musicais de obras selecionadas do repertório da atualidade, nos colocamos a tarefa de elucidar como a tecnologia impacta a composição musical. Ao invés de analisar somente a perspectiva composicional dos compositores em determinadas obras, suas decisões e estratégias, assumimos o olhar da máquina. Seja com o emprego de softwares de síntese sonora e controle de áudio, de sintetizadores analógicos ou digitais, ou ainda com mecanismos de inteligência artificial, entre outros, entendemos que há uma forte interdependência entre técnica e poética cuja maior compreensão pode contribuir, tanto para fomentar a criação musical, como para o desenvolvimento de novas ferramentas de áudio. Dessa forma, ao se conscientizar da não neutralidade da técnica e do equipamento empregados, os compositores assumem uma distância crítica, na qual podem exercitar o distanciamento com o excessivamente familiar e conceberem, portanto, sonoridades originais. De forma complementar, este projeto também se propõe a observar a tecnologia do ponto de vista da necessidade de sua conservação. Sabemos que a tecnologia musical sofre contínua obsolescência. Seja com o desgaste de equipamentos ou mesmo com a necessidade de preservação do patrimônio imaterial - isto é, o ofício da composição musical com tecnologia - a questão da preservação se mostra como discussão necessária hoje. Sendo assim, os questionamentos gerados por esta pesquisa serão direcionados também para ações educativas e de formação. Por fim, para viabilizar o projeto, planeja-se sua execução em equipe observando o cronograma de reuniões do grupo de pesquisa.