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Prof. Dr. Ricardo Thomasi


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Áreas de pesquisa: Tecnologias da música; Teoria de sistemas complexos; Criação e performance de música eletrônicas e eletroacústica; estrutura musical.

Doutor em processos de criação musical pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) e professor do curso de música da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Investiga processos de mediação tecnológica nas áreas das artes sonoras e sonantes. Tem desenvolvido um modelo de pesquisa experimental baseado em ecossistemas artificiais e teorias de estruturas emergentes. É artista sonoro fascinado por ressonâncias acústicas e filtros digitais. Seu trabalho artístico tem envolvido estéticas da música acusmática, eletrônica ao vivo, performances multimídia colaborativas e rádio arte. É gestor do selo de música experimental Arte Estranha. 

Projeto de Pesquisa em Andamento. 

1. Tecnologias do timbre e pesquisa artística: noções de materialidade no espaço da performance e da criação musical 

Pesquisa interdisciplinar cujo problema de estruturação abordado contextualiza-se no impacto das teorias da complexidade, dentre as quais residem as teorias das estruturas emergentes, sobre as ciências e as artes ao longo do século XX e XXI, sugerindo outras perspectivas sobre as noções de matéria, forma, organização e espaço. É uma abordagem que encontra consonância nos debates artísticos e musicais atuais, notadamente, a) nas perspectivas ecológicas das artes sonoras; b) em poéticas criativas influenciadas por modelos complexos; c) nas tecnologias contemporâneas de produção sonora vinculadas à uma abordagem ecossistêmica da performance e do trabalho artístico. Nesse sentido, sublinha-se o território das tecnologias do timbre enquanto espaço de investigação, entendendo-o como um conjunto de modelos científicos que atravessam a diversidade das práticas musicais em seus meios e modos de produção sonora e apreciação estética. Para tanto, tem-se adotado procedimentos experimentais de pesquisa baseados no modelo de ecossistemas artificiais, cuja fundamentação teórica encontra-se nas teorias de Gilbert Simondon, Ilya Prigogine, Tim Ingold e Milton Santos, com o objetivo de evidenciar relações na perspectiva das mídias e das materialidades enquanto constituintes dos objetos técnicos, culturais e meios associados.