Profª. Drª. Ana Paula Peters
E-mail: anapaula.peters@unespar.edu.br
Áreas de Pesquisa: Etnomusicologia e Estudos de Música Popular.
Doutora em História (2013) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora dos cursos de museologia e de música da UNESPAR (campus Curitiba I - EMBAP). Flautista, tem realizado pesquisas sobre a história do choro, história do rádio, história da música no Paraná, com especial atenção a recortes biográficos, produção da memória e construção e preservação de patrimônio e acervos. Tem atuado também na área de educação musical, tendo sido coordenadora, entre 2014 e 2019, do PIBID na UNESPAR. É uma das integrantes do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.
Projeto de pesquisa em andamento:
1. Produção, circulação e transmissão da música popular no Paraná durante o século XX.
O presente projeto de pesquisa objetiva estabelecer possibilidades de investigação de obras musicais articuladas com o exame dos diferentes contextos socioculturais nos quais se deu sua produção, circulação e transmissão no Paraná ao longo do século XX. Tal abordagem incorpora o mapeamento do surgimento e consagração de estilos e gêneros musicais, o papel do Estado e das instituições (oficiais e extra-oficiais) na elaboração de políticas culturais, patrimoniais e de hierarquias artísticas, da estruturação de uma peculiar indústria da cultura em seus diferentes media, dos artistas em suas trajetórias individuais e/ou sob a forma de grupos e associações e do trânsito de artistas e formas culturais. Palavras-chave: Música; História; Paraná; Gêneros musicais; Patrimônio Cultural.
Projeto de extensão em andamento:
1. Discografia e Memórias do Acervo do Museu da Imagem e do Som-PR
A proposta deste projeto é apresentar e divulgar o patrimônio cultural que é o acervo de discos do Museu da Imagem e do Som do Paraná e também a produção do conhecimento realizada no curso de Pós-graduação em Música da UNESPAR a partir da disciplina de Tópicos Especiais em Música Popular, ampliando o acesso a estas informações e conhecimentos. Para isso, será levado em conta a pluralidade de experiências que estes bens culturais podem promover através da criação de novos olhares e releituras, contribuindo para o maior uso do espaço museológico pela comunidade, escolas e de pesquisadores bem como ao acesso da produção de conhecimento realizada na UNESPAR, cumprindo uma de suas funções sociais. Os acervos fonográficos possuem peculiaridades que os fazem únicos, destinados a um público que busca ouvir e quer conhecer a produção musical de determinadas épocas, bem como declamações de poesias, discursos, depoimentos, entrevistas (histórias contadas por quem as vivenciou ou foi testemunha delas), entre outras possibilidades contextualizadas, além de compositores, arranjadores,intérpretes,
dançarinos, cineastas e outras atividades relacionadas a produção artística e cultural. Deste modo, aliarmos a experiência das pesquisas realizadas pelos técnicos no Museu da Imagem e do Som do Paraná a de alunos e professores na Pós-Graduação em Música da UNESPAR, contribui e fortalece o acesso cada vez mais amplo e democrático ao patrimônio cultural musical, neste caso fornecido por um acervo de discos, na produção compartilhada da escrita de um dos Cadernos do MIS.