Profª. Drª. Margareth Milani
E-mail: margareth.milani@unespar.com.br
Link para CV Lattes
Link para Orcid
Áreas de Pesquisa: performance e práticas interpretativas; corpo, corporeidade e gesto musical; educação somática, consciência corporal e construção da técnica; processos de prática deliberada, expertise e metacognição; processos criativos no ensino da performance.
Doutora em Música/Práticas Interpretativas (Piano) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Música/Execução Musical (Piano) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); professora dos cursos de música (Graduação e Mestrado) da UNESPAR – Campus de Curitiba I – EMBAP. Tem desenvolvido pesquisas sobre elementos gestuais e corporais na construção da performance ao piano, bem como sobre questões de expertise e metacognição relacionados às práticas de performance. Além disso, tem realizado pesquisas sobre processos de significação de experiências multissensoriais nas práticas performativas através das relações interativas entre espacialidades e temporalidades. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa Estudos em performance musical: práticas e processos.
Projetos de pesquisa em andamento:
1. Educação Somática: a presença da consciência corporal nos processos de práticas pianísticas.
Descrição: Esta pesquisa pretende desenvolver, a partir da literatura, ferramentas de apoio para o desenvolvimento da consciência corporal nas práticas pianísticas, sejam estas deliberadas ou de ensino. Considerando a performance como um ato sensorial e multidimensional, que abarca a concatenação de vários aspectos integradores alicerçados na relação corporal-espacial-temporal, será proposta a criação bem como o registro de exercícios de consciência corporal holística (o corpo em movimento no tempo e no espaço); na topografia do teclado (timing do movimento e corpo na espacialidade do teclado); e em excertos do repertório pianístico (a presença do corpo consciente nas práticas interpretativas e performáticas). A fundamentação teórica será baseada nos fundamentos que estruturam as técnicas psicofísicas, desde as proposições pioneiras e precursoras (Técnica de Alexander, final do séc. XIX; Ginástica holística, década de 1930; Eutonia, década de 1940; Feldenkrais, década de 1940;), até as mais recentes (Antiginástica, década de 1970; Body-Mind Centering, 1973, Sistema Laban/Bartenieff, 1978), e em textos da área da Dança e da Educação Física que trazem trabalhos sobre educação somática e consciência corporal. A partir da comparação do referencial, serão elencados princípios comuns e que preconizam uma educação somática na vivência de experiências práticas, com a intenção de compreender e perceber sensorialmente a relevância do papel do corpo atividade pianística. A partir dessa literatura, serão propostos exercícios que: 1) desenvolvam a sensibilização do corpo de forma holística e no espaço circundante; 2) desenvolvam a sensação de coordenação motora ampla na espacialidade do teclado, trazendo a sensação perceptiva deste relevo, seus contornos e suas possibilidades interativas com o corpo em uma relação de reciprocidade. Em um terceiro momento, serão escolhidos alguns excertos do repertório pianístico que contemplem organizações motoras variadas, a fim de transferir as habilidades anteriormente adquiridas para as práticas interpretativas e de performance em textos musicais. As três etapas serão registradas para serem aplicadas com estudantes em um projeto posterior.