Você está aqui: Página Inicial > Menu > Egressos > Turma 2019

Turma 2019

A turma de 2019 foi a primeira turma matriculada no PPGMUS, em julho daquele ano (no PPGMUS, o ingresso ocorre no meio do ano). Foram 13 alunos selecionados no primeiro processo seletivo do programa, sendo que 12 concluíram suas dissertações. É importante observar que a turma de 2019 sofreu o impacto da pandemia do COVID-19 e três semestres letivos foram remotos (todo o ano de 2020 e o primeiro semestre de 2021).

Andressa Klava  

Defendeu sua dissertação, intitulada "Compondo com crianças: sonoridades contemporâneas na aula de piano", no dia 02/12/2021, sob orientação do prof. Álvaro Borges.

Tem atuado como professora de piano, ministrando aulas particulares e em escolas privadas de música.

Clara Janson de Barros   

Defendeu sua dissertação, intitulada "Revista Louvor e Canção Engajada: tradição e modernidade nas práticas musicais de protestantes brasileiros na década de 1970", em 15/07/2021, sob orientação do prof. André Egg. Atua como cantora e em 2020 participou da gravação do CD "Canjerê Brasil", do grupo vocal "Café no Canto", cujo show de lançamento ocorreu em dezembro de 2022.

Desde 2022 atua como professora colaboradora do curso de Licenciatura em Música do campus Curitiba II/FAP da UNESPAR, ministrando disciplinas de canto e técnica vocal.

Daniel Dal Ponte Derevecki  

Sob orientação do prof. Fábio Poletto, defendeu sua dissertação, intitulada "Chico Buarque: a canção de quem venceu - a construção de um artista pelo olhar do Jornal do Brasil em tempos de repressão (1965-1968)", em 16/07/2021. Desde 2019, atua como professor de artes da Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação (IASBE). Atua também como arranjador, tendo realizado diversos trabalhos desde 2021.

No segundo semestre de 2021, publicou sua dissertação de mestrado, sob o título "Chico Buarque no Jornal do Brasil: um artista em construção", pela editora CRV. Até 2022 manteve uma coluna de crítica de cinema e música no jornal curitibano "Plural".

Em 2022, ingressou como doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com um projeto intitulado "Crítica musical e imprensa: a escuta do Jornal do Brasil nos anos de chumbo (1970-1974)". Tem previsão de defesa para o ano de 2026.

Enrique Batista Felix da Silva     

Defendeu sua dissertação, intitulada "A afinação nos instrumentos da família dos metais: uma discussão sobre estratégias de desenvolvimento", em 15/07/2021, sob orientação do prof. Isaac Chueke. Desde 2021 atua como maestro e professor de trompete da Banda Marcial da cidade de São José de Pinhais-PR. Entre 2021 e 2022 atuou como trompetista na Orquestra Sinfônica da cidade de Ponta Grossa-PR.

Em 2022, ingressou como doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com um projeto intitulado "A manobra de valsava na performance com instrumentos da família de metais: uma abordagem a partir da filosofia 'Song an Wind'". A previsão de defesa é para o ano de 2026. 

Felipe dos Anjos Afonso  

Orientado pelo prof. Fábio Scarduelli, defendeu, em 26/04/2021, sua dissertação intitulada "A articulação como elemento expressivo na performance ao violão: um estudo a partir da análise de tratados clássicos e sua aplicação na 'Sonata Eroica' de Mauro Giuliani". Em 2022, publicou sua dissertação pela editora CRV, com o título "Mauro Giuliani - Gran Sonata Op. 150: uma proposta de articulação baseada em tratados clássicos".

Desde 2022 é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Jacson Elomar Vieira 

Defendeu sua dissertação, intitulada "Análise rizomática proposta pedagógica do Simultaneous Learning voltada ao ensino instrumental", em 29/07/2021, sob orientação da profª. Anete Weichselbaum. É professor de clarinete no Conservatório de MPB de Curitiba - instituição pública voltada ao ensino de música.

Tem atuado em diversas orquestras e grupos, com destaque para a Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (OABS) com quem vem realizando concertos e gravando trabalhos - como o CD "Murilo da Rós e a Orquestra à Base de Sopro", lançado em março de 2022. 

Jefferson Ulbrich 

Intitulada "Conexões Pianísticas: memorial de incorporação de três perspectivas de abordagem técnica na elaboração na performance da obra Le Baiser de l"enfant Jesus de Olivier Messiaen", sua dissertação foi defendida, sob orientação da professora Margareth Milani, em 26/07/2021. 

Tem atuado como concertista ao piano.

Jessé Meier de Andrade  

Defendeu sua dissertação, intitulada "Seu instrumento musical pode facilitar a percepção de melodias? A influência do timbre instrumental e a teoria do fluxo na percepção musical", em 16/04/2021, sob orientação da profª. Cristiane Otutumi. 

Tem atuado, desde 2021, como músico autônomo. 

Leonardo Gonçalves Delgado 

Sua dissertação, intitulada "Almirante e a construção historiográfica da música brasileira: análise do programa 'No Tempo de Noel Rosa' (1951)", foi defendida em 16/09/2021, sob orientação da profª. Ana Paula Peters.

Desde 2021, tem atuado no setor privado de educação.

Luiz Alberto Amorim de Freitas  

Defendeu sua dissertação, intitulada "A disciplina de teoria musical em perspectiva inclusiva: um levantamento de especificidades de pessoas com defiência visual", em 22/10/2021, sob orientação do prof. Adriano Giesteira.

Pauline Goltz-Penchel 

Orientada pela profª. Margareth Milani, defendeu sua dissertação, com o título "O gesto musical em Reflets dans l'eau de Claude Debussy: uma autoetnografia exploratória dos gestos pianísticos", em 23/07/2021.

Tem atuado como professora de piano em escolas privadas de ensino e como editora de manuscritos raros para piano, em parceria com Universidade Federal do Rio Grande Norte e o Instituto do Piano Brasileiro. Desde 2023, atua como pianista em projetos do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC).

Renan Alfredo de Medeiros D'Ávila  

Em 15/07/2021, sob orientação do prof. Allan de Paula Oliveira, defendeu sua dissertação, intitulada "Desafinar o coro dos contentes: a música e a trajetória de Jards Macalé nos anos 1970".

Desde 2021, tem atuado como professor de violão e guitarra em escolas privadas de ensino musical.

Walmor Boza  

Defendeu sua dissertação em 28/07/2021, sob orientação do prof. Alisson Alípio, com o título "O processo de digitação ao violão da Fuga BWV 998, de Johann Sebastian Bach"

Desde 2021, tem atuado como concertista ao violão.